Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:36:35
informe o texto

Notícias / Música

17/09/2021 às 17:57

Agrocypher II coloca dedo na ferida de políticos e alerta estado de emergência

Trabalho foi financiado pela Lei Aldir Blanc e, assim como a primeira edição, gera expectativas

Entretê

Agrocypher II coloca dedo na ferida de políticos e alerta estado de emergência

Foto: Divulgação

Está disponível no YouTube e Spotify desde esta sexta (17), o Agrocypher II - Estado de Emergência, EP de 03 faixas e um videoclipe com selo Mato Groove. As cenas foram gravadas em Chapada dos Guimarães entre março e abril deste ano para o trabalho que faz críticas ao desmatamento, queimadas e aponta agravantes da pandemia.

O projeto é uma sequência do primeiro lançamento feito em 2017, que na época foi produzido de forma independente e gravado também por Ahgave, Pacha Ana, Rodrigo B1 e Dj Taba. Desta vez, além dos artistas estarem mais maduros musicalmente, o cenário mato-grossense e de todo território brasileiro é mais grave.

O país passou por uma série de ações de desmonte nas políticas ambientais, teve muitos cortes de investimentos, exonerações em massa, alterações em regulamentações e censuras contra os principais órgãos de proteção ao meio ambiente, como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Fundação Nacional do Índio (FUNAI). Esses fatores motivaram a continuação do trabalho.

"Nós regredimos na luta ambiental, somos atualmente, mais do que nunca, motivo de preocupação para o resto do mundo por conta disso. A gente canta sobre isso por muitos motivos, mas os principais são a tentativa de conscientizar a população, sobre a crise ambiental", comenta Dj Taba.

Segundo os artistas, mostrar que a micropolítica, através de pequenas atitudes como separar e reciclar o lixo, evitar desperdício de água e energia são importantes, mas não seriam capazes de reverter essa situação catastrófica. No máximo, elas poderiam impactar ao redor, como na casa ou bairro. O maior responsável por estes danos ainda é o agro.

Outro exemplo de causa e efeito é dado por Ahgave, que comenta que o aumento da tarifa da energia acontece por conta do desmatamento, secas e, consequentemente, baixa das águas de usinas hidrelétricas. "Isso também serve para o aumento no valor do alimento por conta da falta de investimento em agricultura familiar e porque o Brasil exporta tudo que há de melhor e fica com os restos", reflete o MC.

Pacha Ana menciona que eles cantam também para fazer pressão nos parlamentares e que assim aconteça construção de políticas públicas que possam somar esforços na luta. "Acreditamos que através da cultura é possível disputar narrativas nesses espaços. No projeto passado nós cantamos em uma sessão de audiência pública ligada a esse tema, havia inclusive representantes do Grande Agronegócio presentes. Sabemos que o judiciário não pune o quanto deveria e isso nos faz querer cobrar", lembra.

No primeiro lançamento o grupo foi objeto de estudo acadêmico, trabalhos escolares e tiveram receptividade do público através de noticiários e das plataformas digitais. Financiado pela Lei Aldir Blanc Municipal - Cuiabá MT, desta vez, também gera expectativas.

Agrocypher II

Todo território brasileiro é terra indígena. No entanto, após o território nacional ter sido disputado e ocupado por outros povos, milhares de povos originários passaram a ser marginalizados e perderam o que era de direito, tendo que disputar o que ainda resta de demarcação com os agropecuaristas e também a exploração de minério.

Sem os órgãos de proteção, a situação se torna ainda mais grave, já que proteger as demarcações também auxilia na proteção do meio ambiente. O nome do projeto foi dado por conta da crise climática que o estado de Mato Grosso enfrenta há décadas, inclusive por conta das constantes queimadas.

O estado de emergência, chamada do segundo lançamento, é também um termo usado em situações extraordinárias pelo governo frente ameaças diretas que podem causar instabilidade no país, estado ou município. Entre eles, os desastres naturais, situações de guerra ou epidemias, crises financeiras, econômicas e climáticas.

É nítida a necessidade de se colocar em prática planos específicos para este tipo de situação e políticas públicas para reduzir os danos a saúde da população. O brasileiro encontra-se em estado de emergência, por isso, o grupo se reuniu pra cantar o tema como uma forma de alerta pra população.

Ficha Técnica

Prod. Audiovisual: Firme conteúdo
Direção: Heitor Gomes (Ahgave) / Perseu Azul
Assistente de Direção: Isabela Ferreira
Prod. Executiva: Perseu Azul
Roteiro: Firme Conteúdo
Fotografia e Color: Leon augusto
Coordenação de Produção: Isabela Ferreira
Identidade: Heitor Gomes (Ahgave) / Killa 065 / Rodrigo B1
Figurino e Make: Maria Reis
Tranças: AnaK Braids e Shara Trancista
Montagem e Edição: Heitor Gomes (Ahgave)
Assessoria de Imprensa: Mirella Duarte
Tráfego Digital: João Victor Pedroso
Edição, mix e master: Laza (Matheus Lazarin)
Beats(instrumentais): Xinn beats / Ahgave / Laza
Selo: Mato Groove
Apoio: Pacha Ana, DJ Taba, Favelativa, Day Irê

SERVIÇO

Lançamento Agrocyfer Estado de Emergência
Data: 17 de setembro de 2021
Onde: Youtube e Spotify
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

Vídeo Relacionado

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet