Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
19:08:33
informe o texto

Notícias / Cinema

20/03/2020 às 20:11

Para amenizar o tédio da quarentena: 7 ótimos filmes nacionais

Mirella Duarte

Com as recomendações de isolamento, muita gente fica em casa e, depois do trabalho no estilo "home office", sobra um bocado de tempo para fazer o que bem entender. Por isso, o Entretê separou uma lista de sete ótimos filmes nacionais que estão na Netflix, um para cada dia da semana. Confira!

1. Paraíso Perdido (2018)
Paraíso Perdido é o nome de uma boate de administração familiar que tem, essencialmente performances de música brega dos herdeiros de José - cantor veterano que comanda a casa. Entres os principais personagens desse ambiente estão: Ímã, neto querido da família e alvo de ataques homofóbicos; Angelo, tio de Ímã e pai de Celeste; e Eva, mãe de Ímã, que acaba de sair da cadeia e mantém uma relação com Milene. O retorno de Eva é o que altera o destino de todos os personagens.

2. Nise: O Coração da Loucura (2015)
Este drama retrata o período em que a psiquiatra alagoana Nise da Silveira (1905-1999) trabalhou em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, propondo a eliminação, para pacientes com esquizofrenia, da prática de eletrochoque e lobotomia. Ela encontra resistência dos colegas de trabalho, assumindo, por fim, o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde revoluciona a forma de tratamento dos pacientes.

3. Cinema, Aspirinas e Urubus (2005)
Johann é um alemão que, em 1942, foge da Segunda Guerra Mundial e passa a vender aspirinas no sertão nordestino. A bordo de seu caminhão, ele conhece Ranulpho, que quer chegar até o Rio de Janeiro em busca de uma vida melhor. Esse encontro é transformador para ambos os personagens. Cinema, Aspirinas e Urubus integra a lista de 100 Melhores Filmes Brasileiros de Todos os Tempos feiro pela Abracine (Associção Brasileira de Críticos de Cinema). Outra curiosidade: o roteiro do longa também leva a assinatura de Karim Aïnouz.

4. Temporada (2018)
Depois de ser aprovada em um concurso público, Juliana deixa Itaúna, no interior de Minas Gerais, onde vivia com o marido, para morar em Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. No endereço, ela começa a trabalhar como agente de combate a endemias e vê sua vida recomeçar em diferentes sentidos. Temporada foi o grande vencedor do Festival de Brasília 2018.

5. Chatô: O Rei do Brasil (2015)
Retrato da trajetória do jornalista e magnata da comunicação Assis Chateaubriand, Chatô: O Rei do Brasil é inspirado na biografia escrita por Fernando Morais. Os acontecimentos na vida do protagonista são apresentados a partir de delírios provocados por um AVC. Essa é uma das produções mais curiosas do cinema nacional, uma vez que começou a ser filmado em 1995, sendo finalizado e lançado somente em 2015. Isso mesmo, 20 anos depois.

6. Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (2014)
A trama aborda a história de um adolescente cego que - enquanto tenta lidar com a superproteção da mãe -, se apaixona pelo novo colega de classe e se descobre gay. A produção conquistou o prêmio da Crítica Internacional do Festival de Berlim.

7. Mundo Cão (2016)
Santana é um funcionário de Centro de Controle de Zoonoses de São Paulo que trabalha recolhendo cães de rua. Certo dia, ele e um colega de trabalho capturam um rottweiler sem dono em uma escola. Nenê, o dono do animal, tenta recuperá-lo dias depois no Departamento – mas já é tarde. Uma discussão entre os dois sujeitos desencadeia consequências graves para Santana.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet