Cuiabá, sábado, 20/04/2024
03:37:00
informe o texto

Notícias / Literatura

26/09/2021 às 13:30

Livro juvenil sobre adolescentes que vivem em casas-lares é lançado on-line neste domingo

O conto propõe uma reflexão sobre a experiência das pessoas que sofreram violência e/ou negligência doméstica

Entretê

Livro juvenil sobre adolescentes que vivem em casas-lares é lançado on-line neste domingo

Foto: Divulgação

Uma menina de 12 anos, que vive em um abrigo institucional, é afastada do convívio com a família. Ela tem um forte desejo de ter um lar e narra os próprios sentimentos e a necessidade de afeto, comum entre as crianças e adolescentes que vivem em casas de acolhimento.

A partir do olhar delicado e puro da personagem, o conto “Fábrica de Palavras”, selecionado no Edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recurso da Lei Aldir Blanc, propõe uma reflexão e empatia sobre a experiência das pessoas que sofreram violência e/ou negligência doméstica.

A obra será lançada em evento virtual, neste domingo (26), às 18h, com transmissão peloYoutubedo Teatro Experimental de Alta Floresta (Teaf) - dá para definir lembrete.

Escrito por Ronaldo Adriano e ilustrado pelo artista Fernando Aparecido Nunes, o livro tem 28 páginas e tem uma linguagem voltada para adolescentes a partir de 12 anos. “Eu tinha um desejo pessoal de falar sobre essa temática e usei várias referências para escrever, como a música 'O amor torna tudo novo de novo'”, explica o escritor Ronaldo Adriano, que também é ator, diretor, membro do Teaf.

O conto “Fábrica de Palavras” também inspira um curta-metragem, dirigido por Ronaldo, que deve ser lançado até o final deste ano.

Como forma de incentivar o debate e conhecimento sobre a temática, 800 exemplares do livro serão distribuídos para a Biblioteca Pública Estadual Estevão de Mendonça e bibliotecas comunitárias. Além disso, duas instituições de Alta Floresta, que se dedicam a abrigar crianças e adolescentes em situação de abandono ou vítimas de violência doméstica, receberão 320 livros para serem usados na arrecadação de fundos. Para o público geral, serão comercializados a preços acessíveis.

Da Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet