Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
13:22:46
informe o texto

Notícias / Literatura

30/09/2021 às 09:59

Jovem escritora de VG lança livro para ajudar as crianças a lidar com perdas

A ideia surgiu na pandemia; ilustrações são de amigo de 15 anos, que conheceu pela internet

Entretê

Jovem escritora de VG lança livro para ajudar as crianças a lidar com perdas

Foto: Divulgação

Mari Sol é o livro de estreia da jovem escritora Jaque Bittenccout, de 21 anos, ex-aluna do Sesi Escola Várzea Grande. Com ilustrações do talentoso baiano Heitor Primo, de apenas 15 anos, a obra introduz, por meio de uma narrativa lírica e poética, conceitos sobre controle de sentimentos e perdas.

A protagonista dessa história é Mariana, mais conhecida por Mari Sol, que, aos seis anos de idade, está sempre alegre e radiante, ama os amigos e é apaixonada por dinossauros. A garotinha vive na Cidade das Estações, onde cada sentimento é representado por uma estação do ano.

“Escolhi essa temática porque o livro foi escrito logo no início da pandemia do novo coronavírus e, nessa época, estávamos perdendo muitas pessoas queridas. Como o livro era para criança, a ideia foi mostrar para elas um pouco disso, de uma forma mais leve”. Jaque ressalta que falar sobre perdas é muito difícil até mesmo para adultos, então, a intenção foi abordar o assunto trazendo algum tipo de conforto para os pequenos.

A publicação, viabilizada de forma independente, ganha ainda mais ludicidade, cores e beleza com as ilustrações do jovem Heitor, que também é o responsável pela diagramação. Aliás, o processo criativo foi inverso: primeiro veio a personificação da protagonista e, depois, o desenrolar do enredo.

“Ele postou o desenho de uma garotinha em um grupo que temos em comum. Comentei como ela se parecia comigo e, a partir disso, começamos a pensar no livro e ela se tornou a personagem principal”, lembra Jaque, ressaltando que conheceu Heitor pela internet e admirava o trabalho dele. Jaque se apaixonou pela leitura aindacriança e sempre se dedicou a ler e a escrever.

Para encantar e despertar o gosto pela escrita nas crianças e em outros estudantes, Jaque também doou exemplares para todas as creches e escolas de Ensino Fundamental da região do bairro Cristo Rei, onde mora.

Como adquirir

Interessados em apoiar a jovem escritora e adquirir exemplares podem entrar em contato pelo Instagram@jaqbittenccourtou pelo telefone (65) 9 9328-9089.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet