Cuiabá, sábado, 20/04/2024
03:44:39
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

04/10/2021 às 09:29

Tradicional lavagem das escadarias do Rosário pinta de branco Centro Histórico

Manifestação afroreligiosa pede paz e fraternidade e abre caminhos para a Festa de São Benedito

Priscila Mendes

Tradicional lavagem das escadarias do Rosário pinta de branco Centro Histórico

Foto: Vicente Aquino / Prefeitura de Cuiabá

Um sábado para mostrarque a convivência entre todas as religiões pode ser de paz, fraternidade e de respeito. A 5ª edição da Lavagem das Escadarias da Igreja do Rosário e Capela de São Benedito, celebração ecumênica de iniciativa dos fieis das religiões afro em Cuiabá, reuniu dezenas de pessoas na manhã do sábado (2), no Centro Histórico de Cuiabá.

O rito abre "lava" as impurezas (nos sentidos literal e figurado) e abre caminhos para a Festa de São Benedito, cuja programação começa nesta terça-feira (5).


A manifestação religiosa começou às 5 horas da manhã com abertura, um café da manhã no Museu da Imagem e do Som de Cuiabá (Misc), seguido da entrega das quartinhas de barro, vassouras e adornos e o deslocamento para a Igreja do Rosário e Capela de São Benedito.

Ao som de tambores, dos xequerês e entoando cantos africanos, os participantes desceram a Avenida Coronel Escolástico em direção à igreja, onde foram soltas pombas em referência a paz, antes da lavagem das escadarias.


Cristóvam Luis Gonçalves da Silva, diretor do Misc e membro da Comissão Organizadora da Lavagem das Escadarias Rosário e São Benedito, responsável pela parte cultural do evento, falou da importância da representação de várias religiões no evento.

"Isso mostra o respeito para com essa diversidade. Quando trazemos a religião de matriz africana, você abre um portal de possibilidade, de esperança de que todos juntos, homens e mulheres, de várias religiões, podem congregar a cultura de paz. Estamos no Centro Histórico de Cuiabá, isso é a preservação e a valorização da cultura afro-brasileira é a preservação da memória de pessoas que contribuíram com a cultura de Cuiabá”.


O historiador Suelme Evangelista Fernandes registrou a importância do evento. “Essa manifestação está no coração de Cuiabá e celebra uma história de luta contra a escravidão, contra o racismo, e que continua até hoje. A ideia é relembrar essas lutas, relembrar o tempo em que os negros moravam no entorno da igreja e não podiam participar com seus rituais religiosos. Então, essa celebração da presença do povo negro é para que possamos viver de forma pacífica o que temos de mais belo na nossa cultura, a cultura africana”.

A secretária Municipal de Cultura, Esporte e Lazer, Carlina Maria Rabelo Leite Jacob e o secretário adjunto de Cultura, Justino Astrevo acompanharam a programação, tendo em vista que a pasta foi apoiadora da expressão religiosa.

"A lavagem das escadarias do Rosário simboliza mais do que um simples ato de fé, ela simboliza a união de todos os povos, a cultura da paz, pela liberdade, pela valorização do ser humano. Essa socialização é mais do que necessária nesse mundo em que estamos vivendo”, avaliou a secretária Municipal de Cultura, Carlina Jacob.

Com assessoria

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet