Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
12:05:41
informe o texto

Notícias / Variedades

04/10/2021 às 17:25

Chapada agora tem ambiente de inovação para negócios de economia criativa

Dentre os empreendimentos, pode-se destacar consultorias para grupo indígena e de imigrantes haitianos, além de artistas

Entretê

Chapada agora tem ambiente de inovação para negócios de economia criativa

Foto: Divulgação

Idealizado comoambiente de inovação e criatividade, com a missão deapoiar o empreendedorismo de impacto social, o fortalecimento cultural, a economia circular e criativa, por meio da identidade e do pertencimento territorial,entre outras atividades empreendedoras no estado de Mato Grosso, o Hub Pedaço do Mundo recebeu a visita técnica de representantes da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), para o reconhecimento das atividades e espaço físico.

Hub de negócios é um modelo que propicia a prestação de múltiplos serviços por meio da união de empresas. O
Hub Pedaço do Mundo, contemplado no Edital Centelha 2020,se instalou em Chapada dos Guimarães e já vem desenhando um cenário de apoioadiversos públicos no estado.

Rogério Nunes e Jaqueline Albino foram os responsáveis pela visita ao local voltado para a geração de negócios, que reúne startups, médias e grandes empresas e potenciais investidores.

O espaço físico do Hub conta hoje com um coworking, sala de reuniões, cozinha, biblioteca, estacionamento, redário, pomar, lareira de jardim e alojamento para equipes em processo de criação, além de equipamentos diversos para uso dos empreendedores.

A ideia, segundo Idineia Bressan, administradora e idealizadora do Hub, é que oempreendedor atendido não tenha custo financeiro, apenas uma taxa de adesão de forma simbólica aos serviços que acessarem no Pedaço do Mundo.

Após a visita técnica ao espaço,Rogério Nunes frisou que “ambientes de inovação, como o Hub Pedaço do Mundo, são importantes no cenário de incentivo da Fapemat, oferecendo a possibilidade e necessidade de delimitar os ambientes em que tais empreendimentos estão ligados”.

A equipe do Hub conta hoje com cinco profissionais que, além de trazer formação acadêmica e experiência de mercado suficiente para o desenvolvimento dos trabalhos, carregam experiências de vida enquanto membros de grupos étnico-socioculturais diversos, auxiliando nas reflexões acerca dos objetivos do espaço.

Atualmente, o Pedaço do Mundo mantém parcerias com FINEP, FAPEMAT e CNPq, através do programa Centelha MT; Secel/MT, por meio dos editais Mestres da Cultura e MT Nascentes; ENIMPACTO e ANPROTEC, através do IDEIAZ e INOVATIVA.

Em nove meses de atividade, já foram acompanhados15 negócios (equivalente a 500 impactos diretos); estando presente em seis municípios de Mato Grosso e, dos 15 negócios que receberam acompanhamento, seis foram aprovados em programas de subvenção e fomento.

Dentre os negócios, pode-se destacar consultorias para grupo de empreendimento indígena e de imigrantes haitianos, além de artistas de Chapada dos Guimarães.

Mais informações, pelo e-mailpmundo.hub@gmail.com.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet