Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
23:34:27
informe o texto

Notícias / Música

07/10/2021 às 13:46

Estela Ceregatti prepara CD autoral 'TERRA Força Mulher', com convidados especiais

Multiartista venceu prêmio nacional e participará da coletânea musical 'Brasil ao Natural - Cores, Vozes e Palavras da Esperança'

Priscila Mendes

Estela Ceregatti prepara CD autoral 'TERRA Força Mulher', com convidados especiais

Foto: Matheus Manfredini

“Ficar sem ARte sufoca”. A frase da artista mineira Mariana Ruggiero, que brinca com o duplo sentido da sonoridade, inspirou uma das composições de Estela Ceregatti, que compõem o novo álbum da cantora: “TERRA Força Mulher”, uma homenagem às mulheres. O CD está “no forno” e completou, há uma semana, a etapa de gravações, dividida em estúdios de Cuiabá e de São Paulo.

A faixa conta com a participação do quinteto de clarinetes Viajando pelo Brasil e de Gabriel Levy, com Jhon Stuart no arranjo e com a produção musical de André Magalhães.


Além dos artistas citados, são parceiras do CD aDéa Trancoso, reconhecida cantora e compositora mineira; e Márcia Kambeba, uma compositora indígena paraense, com a música "Amazônidas", já lançada previamente em um single. "É um disco com protagonismo feminino. Apesar de a gente agregar todos os gêneros, são muitas mãos reunidas, tem essa presença feminina importante dentre as compositoras", comenta Estela Ceregatti aoEntretê.

O álbum temparticipações de nomes como Socorro Lira, a idealizadora do Prêmio Grão de Música,e renomados artistas destas terras, como Fernanda Pavan, Oliver Yatsugafu, Thieres e Marcus Simon.

O“núcleo duro” é formado pela própria Estela(voz, violão, viola-de-cocho, percussão e direção musical),Yndira Villaroel (violino), Jhon Stuart (piano, baixo, arranjos e produção musical) e Alaécio Martins (trombone).

O álbum foi contemplado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc.

“O TERRA Força Mulher é um trabalho que foi se modificando, se transformando, é composto por algumas releituras e é genuinamente autoral. O álbum conta com parcerias e composições antigas e outras mais atuais, sobre esse momento que reflete o que a gente está vivendo com a pandemia”, conta Estela Ceregatti sobre a produção.

O CD é fruto também de um show consolidado de Estela: o ‘TERRA Força Mulher’, do qual algumas músicas vão para o álbum, além de inéditas, transformando o disco em 100% autoral. Nas misturas sonoras, há violinos, handpan (instrumento de percussão), viola de cocho, piano, acordeon e tantos outras sonoridades. A data de lançamento do álbum ainda não foi divulgada.


Prêmio

Estela Ceregatti representou recentemente Mato Grosso em um prêmio nacional com duas canções, dentre as três que inscreveu. Trata-se do “Brasil ao Natural - Cores, Vozes e Palavras da Esperança”, uma produção do Prêmio Grão de Música.

O projeto do “Instituto Economia ao Natural” propôs 15 desideratos (princípios) para que cada qual inspirasse uma música da coletânea de música a ser gravada. Assim, artistas do Brasil inteiro, premiados no Grão de Música, propuseram composições inéditas, no limite de até três, sendo uma de cada princípio. Estela recebeu o Grão de Música em 2017.

Para inspirar, os músicos tiveram 15 obras do artista visual Elifas Andreato e textos de Roberto Tranjan.

“E eu fui premiada com duas das três composições que eu enviei. Fiquei muito feliz. Uma composição chamada ‘Flor da Idade’, inspirada no desiderato 5, e 'Ser em Devir', a partir do desiderato 8”, contou Estela.

A compositora, cantora e instrumentista não pode esconder a alegria pelo reconhecimento. “Eu vou poder integrar essa coletânea de grandes compositores, tem vários ali que eu admiro muito, que provocam bastante ressonância em mim e no caminho que eu tenho buscado”, narra.

Participar da coletânea rendeu a ela, aos músicos parceiros e a todos os selecionados prêmios em dinheiro. “Esse foi mais um passo rumo ao reconhecimento de um trabalho realizado com amor e com afinco”, finaliza emocionada.

Foto do corpo do texto: Estela Ceregatti e a convidada Socorro Lira. Crédito: Estela Ceregatti.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet