Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
12:08:16
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

11/10/2021 às 09:58

Veja fotos | Milhares de pessoas numa Festa de São Benedito adaptada

Palco externo, cadeiras na rua lateral, marmitas e carreata foram soluções seguras para a realização da maior festa religiosa de Cuiabá

Priscila Mendes

Veja fotos | Milhares de pessoas numa Festa de São Benedito adaptada

Foto: Helder Douglas / Playagora

Antes mesmo de os últimos raios de sol surgirem, uma multidão já estava formada para assistir à missa campal do Domingo Festivo da Festa de São Benedito 2020-2021 (10). Na rua lateral de baixo, centenas de pessoas em cadeiras colocadas à frente do palco montado externamente, excepcionalmente este ano, pelos cuidados contra covid-19.

Outras tantas, em pé ou sentadas nos degraus de acesso lateral à Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito.

Mas essas não foram as únicas adaptações tomadas para a edição realizada já no finzinho da pandemia: o tradicional ‘tchá co bolo’ foi partilhado em saquinhos individuais para retirada; os jantares do tríduo e do Domingo Festivo, bem como o almoço de domingo, da culinária cuiabana (com marizabel em todas as refeições, é claro, além de uma segunda opção), foram vendidos em marmitas para retirada pedestre ou drive thru.

A procissão que, até a edição anterior, em 2019, reunia cerca de 50 mil pessoas, foi adaptada para uma carreata, que tomou as principais ruas de Cuiabá.

A própria data de realização foi alterada. Tradicionalmente, a festa é realizada na primeira semana de julho, em consonância aos festejos juninos. O adiamento para o último trimestre do ano, a fim de contemplar maior índice de vacinação, também foi uma feliz escolha: 5 de outubro é Dia de São Benedito e 7 de outubro, o de Nossa Senhora do Rosário.

Leia também -Dona Sinhá e os devotos de São Benedito: mais que fé, história

A rainha da festa de 2020-2021 - tendo em vista que ano passado foi o primeiro ano que não houve a celebração, Cely Coelho, declarou ter sentido as alterações, mas que sabe que essa é mais uma forma de manifestar a fé ao Santo Negro. “Este é o momento em que temos de repensar e levar a palavra de Deus para as pessoas”.

O pároco da Igreja de Nossa Senhora do Rosário e de São Benedito, padre Pedro Canísio, também enalteceu a importância da renovação da fé, neste momento de dificuldades mundiais. “ A Festa é um importante momento de evangelização”, registrou.

Carreata-procissão

Partindo da igreja anfitriã, na Avenida Coronel Escolástico, uma fila quilométrica tomou algumas das faixas de importantes avenidas de Cuiabá. À frente, uma caminhonete carregando uma imagem de São Benedito acima de um volumoso arranjo de flores, um altar amoroso.

Logo atrás, um trio elétrico entoando canções de celebração ao santo. “Viva, viva, viva, viva São Benedito, ele é negro, ele é santo, é bendito. Viva São Benedito!”. Cantos festivos e alegres, formando um coral distante, cada qual em seu veículo.

A resposta se dava com muita buzina e sorrisos nos rostos de cada participante.
Ao final, um estouro de fogos de artifício, muitos aplausos e o sentimento do dever cumprido, pelo momento de gratidão ao santo, considerado protetor da capital mato-grossense.

Crédito das fotos no corpo do texto:
Fachada da Igreja do Rosário e de São Benedito: Helder Douglas / Playagora
Carreata-procissão: Celso Meireles / Playagora
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet