Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:35:21
informe o texto

Notícias / Variedades

12/10/2021 às 12:01

Fotos | Tem Vale dos Dinossauros no Parque Berneck, em VG

Espaço é aberto todos os dias, inclusive neste Dia das Crianças, feriado

Priscila Mendes

Fotos | Tem Vale dos Dinossauros no Parque Berneck, em VG

Foto: Divulgação

O Parque Bernardo Berneck, de Várzea Grande, abriga, até o dia 28 de outubro,a exposição “Vale dos Dinossauros”, com 11 réplicas das mais importantes espécies de dinossauros encontradas pela arqueologia mundial. Entre elas estão o dinossauro Pycnonemassaurus nevese, encontrado na região de Chapada dos Guimarães, e o Uberabatitan ribeiror, o maior dinossauro do Brasil, descoberto em Minas Gerais.

A exposição Vale dos Dinossauros estará aberta ao público todos os dias, das 17h30 às 19h e no sábado, domingo e feriados, das 7h30 às 19h. A entrada é gratuita.

O evento que comemora o Dia das Crianças foi aberto justamente na semana em que foi descoberto um fóssil de dinossauro no Maranhão, um dos mais importantes achados da Ciência.

O Vale dos Dinossauros foi montado pela Prefeitura de Várzea Grande, em parceria com o Governo de Mato Grosso, com a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e com o Instituto Mato-Grossense de Desenvolvimento Humano – IMTDH. O espaço também é aberto à visitação guiada de escolas.

A história dos dinossauros tem sido contada e comprovada pela Arqueologia em todo o mundo através dos vestígios materiais como fonte documental. “No meio escolar, possibilita o desenvolvimento de atividades voltadas para a sensibilização de alunos e professores sobre a importância do conhecimento do mundo material e do mundo das imagens como parte fundamental do processo educativo”, comentou o secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Sílvio Fidelis.

Em cada uma das 11 réplicas instaladas na exposição, é mencionado o nome da espécie, data em que foram encontrados os vestígios e a era em que existiram na Terra.

Entre os organismos que existiram no passado e dos quais se tem registro, com certeza, os dinossauros são aqueles que mais impressionam crianças, jovens e adultos, acredita a pedagoga de educação infantil do programa Escola em Tempo Ampliado, Taiane Barros Ferreira Leite.

Parte desse interesse é devido ao tamanho de algumas espécies desses animais e o quanto eles eram ferozes.

Estudar sobre os animais pré-históricos é também, segundo avalia a pedagoga, uma forma de compreender as transformações da vida do homem e da natureza ao longo do tempo.

O dinossauro de Chapada

O dinossauro chapadense Pycnonemassaurus neveseviveu há 70 milhões de anos, durante a era Mesozóica, no período Cretáceo, na região onde hoje está localizada Jangada Roncador, no município de Chapada dos Guimarães.

O animal tinha 15 metros de comprimento, de 4 a 6 metros de altura e tinha um peso estimado entre 15 a 18 toneladas. Conhecido também como dinossauro de mata fechada, tinha dentes muito afiados.

Serviço
Exposição Vale dos Dinossauros
Local: Parque Bernardo Berneck, Avenida Governador Júlio Campos, S/N, região do bairro Jardim Paula I, em Várzea Grande
Horário de funcionamento: Todos os dias, das 17h30 às 19h, e no sábado, domingo e feriados, das 7h30 às 19h
Entrada gratuita

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet