Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
11:33:43
informe o texto

Notícias / Música

22/10/2021 às 09:30

Muito além de Adele: Confira sete casos de plágios e coincidências no mundo musical

O Entretê fez uma lista de músicas para você se divertir e pensar: ‘Como eu nunca percebi isso antes?’

Paulo Henrique Fanaia

Muito além de Adele: Confira sete casos de plágios e coincidências no mundo musical

Foto: Reprodução

Se você mora no planeta Terra, já deve saber da polêmica envolvendo a cantora Adele e o brasileiro Martinho da Vila. O compositor Toninho Geraes, autor do clássico “Mulheres”, gravada por Martinho em 1995, acusa Adele de ter plagiado a música quando gravou “Million Years Ago”, em 2015. E esse assunto emergiu recentemente. É plágio? É coincidência? Isso, somente os tribunais vão dizer.

O que importa mesmo é que o Entretêseparou sete casos de plágios e coincidências musicais famosas para você dizer: “Sério que eu nunca tinha reparado nisso?”. Tem artista internacional copiando artista brasileiro e vice-versa. Você conhecia todos?

Taj Mahal x Da Ya Think I’m Sexy?

Um dos casos de plágios mais famosos e conhecidos do Brasil e do mundo. Tudo começou quando Rod Stewart veio passar o carnaval no Brasil em 1978. Entre uns drinks e outros ele ouviu a clássica “Taj Mahal” de Jorge Ben Jor, lançada em 1976, e pronto!

No ano seguinte Stewart lança “Da Ya Think I’m Sexy?”, que é praticamente idêntica à música de Jorge Ben, que processou Stewart e obrigou o cantor a doar o dinheiro do processo para a Unicef. Em biografia, Stewart confessa o plágio dizendo que a música de Jorge Bem grudou na cabeça e o plágio foi “inconsciente”. Compare!





Rap das Armas x Your Love

Ah, o funk proibidão! Você já reparou na semelhança musical entre o “Rap das Armas”, famosa por ser trilha sonora do filme 'Tropa de Elite' e o maior clássico do The Outfield? Se não tinha reparado até hoje, desculpe-me por abrir seus olhos! As músicas se parecem muito!





Adultério x Tédio

Muita gente não pegou a referência à época em que Mr. Catra lançou “Adultério”, mas os donos do Hit original, sim! Bruno Gouveia, vocalista do Biquíni Cavadão, disse em entrevista que a banda não gostou de ter sido copiada na cara dura por Catra, mas para evitar qualquer tipo de censura, o grupo achou melhor o público decidir se a música era boa ou não.

Não dá para chamar de plágio, mas uma paródia, pois usa de elementos paralelos.





Somebody That I Used to Know x Seville

Quem viveu o ano de 2011 se lembra do cantor Gotye cantando toda hora na rádio. O fato é que a música tem um sampler de “Seville”, canção composta em 1967 pelo violinista brasileiro Luiz Bonfá. A família do músico processou Gotye que foi obrigado a creditar Bonfá como coautor da obra e teve que desembolsar mais de R$ 1 milhão em direitos autorais. Encontre aí!





Que País é Esse? x I Don’t Care

Renato Russo nunca negou as inspirações musicais para compor as músicas da Legião Urbana, mas a semelhança entre “Que País é Esse” e “I Don’t Care” dos Ramones é algo inegável.





What to Do x Sabbath, Bloody Sabbath

Você sabia que a cantora Vanussa foi roqueira? Você sabia que uma das maiores lendas do rock nacional é o suposto plágio que o Black Sabbath fez da única música em inglês da cantora? Isso é discutido há muitos anos. Nem o Black Sabbath nem a Vanussa confirmam o caso.

Muito pelo contrário, em entrevista, a própria Vanussa descartou a possibilidade e disse que se tratava apenas de uma coincidência musical. O fato é que o riff de guitarra é muito parecido.





Ice Ice Baby x Under Pressure

O Vanilla Ice na época do lançamento do único sucesso, em 1990, até tentou dizer que “Ice Ice Baby” e “Under Pressure”, composta pelo Queen e David Bowie, eram diferentes, mas não colou. Depois de uma batalha judicial que durou anos, o vocalista do Vanilla Ice disse em 2017 que comprou os direitos de “Under Pressure”. De acordo com ele, seria mais barato comprar do que fazer um acordo. O músico acabou confessando que as músicas são iguais.




Música Bônus!

Same Mistake x Coração Cachorro

Auuuuu! É claro que o sucesso do momento não podia ficar de fora desta lista! Não se pode enquadrar "Coração Cachorro"como plágio de "Same Mistake", música gravada por James Blunt em 2007, pois há quem defenda que precise de um mínimo de compassos para isso. Mas que, ao ouvir, todo mundo se lembra imediatamente do sucesso internacional na hora, ah, isso, sim!

Os seis autores responsáveis pela composição do famoso arrocha reconhecem a "importação" e argumentam setratar de uma citação. E você, o que acha?



Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet