Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:52:57
informe o texto

Notícias / Patrimônio

21/10/2021 às 11:50

O 'modo de fazer' viola de cocho está sendo reavaliado para revalidação de Patrimônio Cultural

Tal saber foi reconhecido em 2005 pelo Iphan

Entretê

O 'modo de fazer' viola de cocho está sendo reavaliado para revalidação de Patrimônio Cultural

Mestre de Viola de Cocho, Alexandre Paes de Oliveira

Foto: Divulgação

A reavaliação do modo de fazer da Viola de Cocho de Mato Grosso para a Revalidação do título de Patrimônio Cultural do Brasil está em discussão entre representantes do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), da Superintendência de Cultura de Várzea Grande e do Conselho Municipal de Cultura de Várzea Grande, juntamente com artesãos que produzem a Viola de Cocho.

O Modo de Fazer Viola de Cocho foi um dos primeiros bens culturais imateriais a serem reconhecidos pelo Iphan, por meio do decreto nº 3.551/2000, que instituiu o Registro de Bens Culturais de Natureza Imaterial.

O Registro do modo de fazer a Viola de Cocho ocorreu em 14 de janeiro de 2005 e consta do Livro dos Saberes.

A candidatura foi apresentada em 2003 pelo Centro Nacional de Folclore e Cultura Popular (CNFCP), instituição responsável pelo Inventário Nacional de Referências Culturais e proponente do Registro.

De acordo com o Iphan, o Modo de Fazer Viola de Cocho em Mato Grosso apresenta maior incidência em alguns municípios que fazem parte da região da Baixada Cuiabana, como: Diamantino, Nobres, Rosário Oeste, Jangada, Cuiabá, Várzea Grande, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger, Barão de Melgaço e Poconé.

Os materiais usados para a confecção da viola de cocho, esculpida em uma peça integral de madeira, incluem o fio de algodão e a tripa de animais, entre outros.

A viola de cocho é um instrumento musical singular quanto à forma e sonoridade, produzido exclusivamente de forma artesanal, com a utilização de matérias-primas existentes na região Centro-Oeste.

Ela é produzida por mestres cururueiros, tanto para uso próprio como para atender à demanda do mercado local, constituída por cururueiros e mestres da dança do siriri.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet