Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
07:23:18
informe o texto

Notícias / Cinema

22/10/2021 às 16:33

Sesc Pantanal vence etapa do Prêmio Aberje com documentário sobre incêndios de 2020

A obra “Heróis do Fogo” irá concorrer à premiação nacional

Entretê

Sesc Pantanal vence etapa do Prêmio Aberje com documentário sobre incêndios de 2020

Foto: Divulgação

O Polo Socioambiental Sesc Pantanal venceu a etapa regional do Prêmio Aberje 2021 (Minas Gerais e Centro-Oeste), na categoria mídia audiovisual, com o documentário “Heróis do Fogo”.O documentário está disponível noYoutube do Sesc Pantanal.

A obra, que concorre à premiação nacional, marca a luta de brigadistas contra o fogo na maior Reserva Particular do Patrimônio Natural, a RPPN Sesc Pantanal. Com 108 mil hectares, a área localizada em Barão de Melgaço (MT), no Pantanal Norte, é a maior RPPN do Brasil e teve 93% da sua área atingida em 2020 pelo pior incêndio do bioma nas últimas décadas.

De acordo com a superintendente do Polo Socioambiental Sesc Pantanal, Christiane Caetano, o prêmio é um reconhecimento pela atuação memorável de todos que lutaram pelo Pantanal. “Cada dia de combate foi importante e poupou muitas vidas. O prêmio representa um momento de muita luta, garra e união de pessoas que amam o Pantanal. Temos a certeza de que nada será esquecido e, principalmente, o objetivo do documentário é ser um alerta para o que não queremos viver novamente”, destaca.

O documentário, lançado no dia 12 de novembro de 2020, Dia do Pantanal, é um registro histórico e traz depoimentos de quem estava na linha de frente do combate, imagens dos animais sobreviventes, além da fauna e flora atingidas pelo fogo na área conservada há 24 anos.

Embora o fogo tenha alcançado 101 mil hectares da unidade de conservação, muita vida foi preservada. Em meio às imagens de carcaças e bichos feridos vistos em todo o Pantanal, as cenas dos animais vivos e saudáveis chamam a atenção para o trabalho da brigada Sesc Pantanal.

Existente há 20 anos, a brigada retardou o avanço dos incêndios, dando tempo de fuga para os animais migrarem para áreas ainda não queimadas ou já atingidas há dias.

Imediatamente, após o fim dos incêndios na unidade de conservação, teve início o levantamento de dados com pesquisadores de diversas partes do país, que integram o Grupo de Estudos em Vida Silvestre (GEVS).

No documentário, eles relatam o início desses trabalhos e a ação emergencial realizada para ofertar alimento e água aos animais.

A próxima etapa do prêmio é o Painel de Cases, entre os dias 08 e 12 de novembro, onde os responsáveis pelos projetos vencedores nas regionais apresentam seus trabalhos à Comissão Julgadora do Prêmio Aberje e, assim, concorrem na fase Brasil.

Prêmio Aberje

Desde que foi criado em 1967, o Prêmio Aberje vem acompanhando as mudanças do setor e hoje, por meio da apresentação de cases inspiradores e do compartilhamento de experiências, ajuda a promover melhores práticas da comunicação de empresas e instituições de todo o Brasil.

Considerada uma das maiores premiações da área, o Prêmio Aberje chega à sua 47ª edição, com o objetivo de promover e divulgar os esforços e as iniciativas na área da comunicação empresarial em todo o país.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet