Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
14:51:30
informe o texto

Notícias / Cinema

25/10/2021 às 16:02

Vote: Curta sobre telas de Adriano Figueiredo retratando o fogo no Pantanal concorre a festival

Obras sobre as queimadas são protagonistas no documentário; filme vencedor ganhará legenda e participará de festivais internacionais

Priscila Mendes

Vote: Curta sobre telas de Adriano Figueiredo retratando o fogo no Pantanal concorre a festival

Foto: Taiguara Luciano

As curvas características de Adriano Figueiredo estão nas telas, mas as cores, nada vibrantes: o preto do carvão, o branco das cinzas e o vermelho da terra, retirados do chão queimado de um Pantanal mato-grossense devastado em 2020. Tudo foi registrado pelo fotógrafo Taiguara Luciano, gerando o curta documentário “Renasça”, de mesmo nome do projeto do artista plástico, cuja renda da venda das obras é revertida a ongs de atendimento aos animais pantaneiros.

E o curta doc “Renasça” está em cartaz no Festival Sinédoque, até o domingo (31), com exibição on-line e gratuita, concorrendo com outros 49 documentários de curta-metragem de todo o Brasil. O filme mato-grossense é o único do Estado e um dos três do Centro-Oeste (sendo os dois outros do Distrito Federal). A maioria das obras é do eixo Rio-São Paulo (31 dentre as 50).

O filme, que registrou o processo criativo de Adriano Figueiredo, com carvão, cinza e terra, concorre a quatro vagas na premiação, sendo uma do júri oficial e três do voto popular. “Eu quero convidar a todos a prestigiarem, a assistirem e, ao final, votar no único filme de Mato Grosso”, registra Taiguara.

Leia também - Artista plástico realiza exposição, lives e leilão de obras pela recuperação do Pantanal

A obra de 2020 tem 15 minutos e é a primeira exibição on-line. Antes disso, foi exibida apenas presencialmente no Cine Sesc, no Sesc Arsenal.

Os quatro prêmios garantem aos vencedores legendagem em inglês e espanhol e 100 dólares em créditos para inscrever a obra em festivais internacionais, com o auxílio da equipe da Sinédoque.

Para assistir ao filme, clique aqui. Ao final, não esqueça de votar no representante mato-grossense. Para ver todos os concorrentes, clique aqui. Lembrando que a data limite de acesso é o próximo domingo (31). Os vencedores serão anunciados no último dia.

O Festival Sinédoque

Sinédoque é uma figura de linguagem, um tipo de metonímia, que representa o todo pela parte. É como o ofício do documentarista, que representa o mundo todo a partir de seu ponto de vista, de um recorte da realidade.

O Festival Sinédoque é o primeiro nacional exclusivamente dedicado ao documentário brasileiro em curta-metragem. Portanto, não admite filmes ficcionais.

​Com uma linguagem ágil e de impacto, de forma totalmente on-line, gratuita e independente, o Sinédoque tem a cara do seu tempo: democrático, acessível, inclusivo e diverso.

Sobre a série “Renasça”

O documentário registrou em imagens o processo criativo da série Renasça, telas de Adriano Figueiredo elaboradas com a finalidade de reverter a arrecadação das vendas às ongs de atendimento aos animais pantaneiros.

Em 2020, o Pantanal mato-grossense sofre uma das piores queimadas de todos os tempos. E os reflexos desse desastre ambiental assola a todos. Foi quando Adriano Figueiredo decidiu ver de perto a situação e ajudar no combate à destruição através da sua arte. “Do carvão eu fiz o preto, da cinza eu fiz o branco e da terra eu fiz os tons de vermelho”, registrou o artista. Ele foi até os locais devastados pelo fogo e recolheu a matéria prima transformada em tinta.

Também sensibilizado com a causa, Taiguara Luciano busca ongs para voluntariar-se no Pantanal. É quando conhece Adriano Figueiredo e, juntos, desenvolvem o trabalho: Adriano nas telas, protagonista, e Taiguara no roteiro e direção do documentário, desse registro.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet