Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
09:35:19
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

13/11/2021 às 15:58

Números da pandemia caem e Secretaria de Cultura planeja o Carnaval 2022

Reunião com blocos carnavalescos e escolas de samba resultará em um projeto, com atividades principais na Orla do Porto

Entretê

Números da pandemia caem e Secretaria de Cultura planeja o Carnaval 2022

Foto: Gustavo Duarte / Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer começou, nessa semana, a debater os preparativos para o Carnaval-2022. O primeiro encontro contou com a participação de representantes de noveblocos carnavalescos e duas escolas de samba da capital.

A maior festa da cultura popular brasileira deverá ser realizada na Orla do Porto, mas a ideia é que o evento promova ainda vários pontos de festança, batizados de 'esquentas’, espalhados em bairros distintos da capital.

"Essa reunião é o pontapéinicial para retomada do carnaval 2022 e a Secretaria de Cultura quer estabelecer uma parceria com todos os blocos e escolas de samba porque eles são os resistentes da nossa cultura, que batalham o ano todo para apresentar para o povo a maior festa popular do nosso país. Projetamos fazer ‘esquentas’ descentralizados e discutimos também a parte técnica para execução do projeto. Queremos essa diversãonão só nos dias de Carnaval, queremos que levem alegria para os bairros o ano todo”, contou a titular da pasta, CarlinaRabello Leite Jacob.

Dessa primeira tratativa, definiu-se que os organizadores irão apresentar o projeto logístico em uma próxima reunião. “Juntos, vamos construiruma parceria sólidapara que possamos definir todas as situações, e que desenvolvam o lado cultural da melhor forma. Inicialmente, queremos a Orla do Porto e os 'esquentas' estarão nos bairros. Assim, movimentaremos a cidade para a realização do Carnaval 2022 para participação de todos", comentou Carlina.

Presidente da Liga Independentedos Blocos Carnavalescos e Escolas de Samba, Celso Gonçalo Nazário explicou que, no próximo encontro com a pasta da Cultura de Cuiabá, será apresentado o projeto contendo datas, espaços e toda parte operacional para realização do Carnaval 2022.

A secretária de Cultura Carlina Jacob ponderou que uma série de recomendações será apresentada aos participantes do evento, em razão da pandemia causada pelo novo coronavírus.

Ela ainda registrouque ocenário epidemiológico está favorável e as determinações dos órgãos competentes no combate à doença serão respeitadas.

"Esperamos que até a data do evento, mais de 90% da população esteja vacinada [...]. Lembrando que esse evento gera emprego e movimenta a economia da cidade", completou.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet