Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
18:11:37
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

10/01/2022 às 18:00

Boneca Abayomi é tema de web-série de Juína que resgata a identidade da mulher negra

Primeiro episódio vai ao ar nesta quarta-feira, no canal do Instituto Saberes, no Youtube

Priscila Mendes

Boneca Abayomi é tema de web-série de Juína que resgata a identidade da mulher negra

Patrícia Itaibele, artista e professora

Foto: Divulgação

Vai ao ar, nesta quarta-feira (12), o primeiro episódio da web-série do projeto ‘Boneca Abayomi: Memória e Identidade Negra’, que transita por reflexões sobre um passado escravista a partir do questionamento: “Por que não há bonecas pretas no mercado?”.

A produção tem sete capítulos, que irão ao ar toda quarta-feira, às 13h (horário de Cuiabá), no formato de contação de histórias. O lembrete do episódio “A Estória da Abayomi e a Confecção da Boneca Preta” já está disponível (clique aqui).

Mais do que focar na trajetória de dor da população negra no país, a proposta é apresentar histórias de afeto, de sensibilidade, de construção, de mulheres negras. A boneca abayomi, boneca preta de origem africana, traz a ancestralidade da população afrobrasileira, desde o nome, que significa encontro precioso (do iorubá: abay - encontro e omi - precioso).

A proponente do projeto e oficineira Patrícia Itaibele, artista de Juína, acrescentou que a proposta com a boneca abayomi é “ser o encontro da identidade racial, da preservação cultural e do orgulho de ser mulher preta”.

A proposta ainda permite que o material audiovisual seja utilizado por professores para atender a Lei nº 10.639, que obriga a inclusão da história afro-brasileira no currículo pedagógico.

Por meio dos sete episódios, espera-se promover debates sobre a valorização da população preta, por meio da arte e da cultura, com ênfase nas narrativas pessoais e literárias de mulheres negras.

O projeto ‘Boneca Abayomi: Memória e Identidade Negra’ foi contemplado no edital Movimentar - Cultura, financiado pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e conta com o apoio cultural do Instituto Saberes.

A boneca abayomi

Para acalentar seus filhos durante as terríveis viagens nos navios que traziam africanos para serem escravizados no Brasil, as mães africanas rasgavam retalhos das próprias saias e, a partir deles, criavam pequenas bonecas, feitas de tranças ou nós, sem costura, que serviam como amuleto de proteção.

Os episódios vão ao ar no canal do Instituto Saberes, no Youtube.

Confira a lista:

1: A Estória da Abayomi e confecção da boneca preta
2: Mito da Criação, Iorubá
3: Anansi e o baú das histórias
4: Tereza de Benguela, heroína brasileira
5: Poema de Victória Santa Cruz
6: Poema de Luciene de Carvalho
7: Poema de Patrícia Itaibele
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet