Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:40:58
informe o texto

Notícias / Música

11/01/2022 às 12:38

Conheça Izafeh, cantora e compositora revelação de Várzea Grande

A artista lançou um EP com 5 canções e divulga esse e outros trabalhos nas redes sociais

Priscila Mendes

Conheça Izafeh, cantora e compositora revelação de Várzea Grande

Foto: André Zambonini

Esqueça a foto de destaque desta reportagem. Feche os olhos e escute esta música. Você acredita que essa voz madura e segura é de uma garota de 19 anos? Sim, da Izafeh, uma cantora e compositora várzea-grandense que lançou, na última sexta (7), o primeiro EP, disponível nas principais plataformas de áudio. Corre lá, além de ‘Engano’, há outras quatro canções.

O EP ‘Cordas’, gravado pela Fabrika do Som, é no formato voz e violão, protagonizados por Izafeh, com participação da violoncelista Britney Emily em algumas músicas. A capa é arte da @pedrano_caminho. A proposta foi fazer um trabalho sem muita produção, para apresentar a alma da artista. “É meu primeiro trabalho profissional, pra poder dizer um pouco quem é a Izafeh. [...] Fiz uma coisa bem orgânica, bem simples, pra mostrar a essência da música mesmo”, comenta ao Entretê a cantora e compositora.



Não só a voz grave, doce e afinada de Izafeh chama a atenção. As letras que compõe também são bastante marcantes, pelo conteúdo, pela poesia e pelo gostinho de identificação com a capital mato-grossense, como em “Canção Ruim”, que narra a “energia caótica / que tem na Rua das Óticas”. Aliás, nome irônico, porque a música é ótima!


Inclusive, compor é o principal objetivo da artista. “A minha vivência como compositora é incrível pra mim, porque o que eu mais gosto de fazer é criar, escrever. E tudo que eu escrevo e posso transformar em música, eu transformo”, conta, registrando que são as próprias músicas que gosta de cantar, quando se apresenta profissionalmente - especialmente em eventos fechados.

Izafeh passeia por vários gêneros da música brasileira e, além da MPB, compõe forró, reggae e outros ritmos. “Eu sempre fui muito apaixonada por música brasileira. A minha mãe é do Pará, então, eu tenho uma influência muito forte de música brega e de carimbó. Minha família por parte de pai sempre se reunia aos domingos e tocava muito MPB, muito samba. [...] Minha maior influência é a minha tia, cantora de samba. [...] E eu tenho dois tios que tinham uma banda de rock”, contextualiza.

A cantora não costuma se apresentar em bares. Então, para ouvi-la, além das plataformas de áudio, tem o canal do Youtube - com outras três músicas autorais - e o instagram @izafeh_oficial, que apresenta novidades, como esta aqui.

A artista

Izafeh, com som de fê, é a Izabele de Arruda Ferreira e, apesar da pouca idade, pode-se dizer que é artista a vida toda. Ela toca violão desde os nove anos e, na musicalização, tocava flauta aos seis. "Eu sempre fui muito curiosa com instrumentos".

Atualmente, além dos instrumentos de corda (violão, guitarra e ukulelê), Izafeh toca teclado e alguns instrumentos de percussão.

Apesar da voz marcante, ela não se considerava talentosa. “Eu fui criada nesse meio [entre músicos] e eu sempre gostei de cantar, mas nem sempre eu tive talento. Eu sei que muita gente diz que é um dom, mas eu não acredito nisso. Por eu ter sempre tido muita vontade de aprender, por sempre ter achado [cantar] muito bonito, fui me aperfeiçoando”.

Aos 11 anos, começou a participar de concursos de música. E, nesses, participou em um de Brasília, quando foi premiada. “Eu era uma criança e tudo aquilo mexeu muito comigo. Eu vi que era uma oportunidade. [...] E eu me sentia muito incentivada a continuar sonhando com a música”.

E agora sonha alto. O objetivo é chegar com a própria música para outros lugares do Brasil. Para isso, usa principalmente as redes sociais. E muita novidade vem por aí, afinal, ela já compôs mais de 50 músicas. “Eu as gravo aqui no meu celular e guardo. Algumas eu posto, outras eu deixo para um momento mais adequado para lançar”.

Marque aí este rostinho: cabelos curtos e maquiagem colorida, sombras chamativas, tão próprias de Izafeh, olhar profundo para o público. A cantora, compositora, musicista tão talentosa ainda levará Várzea Grande e Mato Grosso para o mundo!

Foto:André Zambonini
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet