Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
12:25:37
informe o texto

Notícias / Variedades

12/01/2022 às 17:40

Podcast conta a história dos Paiaguá, os guerreiros do Rio Paraguai

Etnia que nomeia palácio do governo foi extinta nas chamadas "guerras justas"

Priscila Mendes

Podcast conta a história dos Paiaguá, os guerreiros do Rio Paraguai

Foto: Reprodução

O que você sabe sobre a etnia Paiaguá, que dá nome ao imóvel-sede do governo de Mato Grosso, símbolo do planejamento urbano de Cuiabá?

Explicar sobre ahistória da etnia Paiaguá, já extinta,é a proposta do podcast "Palácio Paiaguás e a guerra (in)justa". O programa dos mato-grossensesAngélica Almeida e Arthur Santos já está disponível no Spotify neste link e no Youtube aqui.

Durante o século XVIII, os Paiaguá, conhecidos como hábeis canoeiros, entraram em confronto com os colonizadores e as monções, principalmente nos afluentes do Rio Paraguai. Os enfrentamentos ganharam status de guerras justas, nas narrativas dos vencedores.

O podcast conta com a participação da professora doutora Thereza MarthaBorgesPresottiGuimarães, do departamento de História da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). Cabe à Thereza Martha, especialistana área de História Colonial do Brasil, relatar sobre a etnia.


Oprojeto foi contemplado pelo Edital Movimentar - Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT).

Sobre os produtores


Angélica e Arthur começaram a produzir podcasts em 2021, durante a pandemia da covid-19. Os episódios são publicados no canal Humanos e Vulcões, disponível em diversas plataformas de áudio. A história sobre os Paiaguá, que recebeu financiamento do edital Movimentar, se diferencia dos trabalhos anteriores da dupla por ir além do formato de entrevista até então utilizado.
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet