Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
00:02:49
informe o texto

Notícias / Música

15/01/2022 às 15:45

Celebre o Dia do Compositor ouvindo autorais de seis compositoras de MT

O Entretê selecionou seis artistas - dentre tantas talentosas - para garantir sua playlist do fim de semana

Priscila Mendes

Celebre o Dia do Compositor ouvindo autorais de seis compositoras de MT

Karola Nunes, no clipe Chorar

Foto: Ju Queiroz

Hoje, 15 de janeiro, é Dia Mundial do Compositor. Data celebrada no mundo todo desde 1983, mas que nasceu no México, em 1945 em comemoração à fundação da Sociedade de Autores e Compositores do México.

O trabalho dos compositores merece toda honraria, pois dominam a técnica das notas musicais para criar melodias, bebendo da criatividade e sensibilidade para escrever canções que tocam de alguma forma o ouvinte.

No Brasil, há outra data - outra oportunidade de celebrar e homenagear: 7 de outubro - Dia do Compositor Brasileiro. E não é por menos! Como a música brasileira é rica!

Para não perder a oportunidade de celebrar, o Entretê! separou seis compositoras e cantoras mato-grossenses para você conhecer ou reconhecer - destacando, ainda, alguns dos trabalhos mais recentes de cada uma.

Começando com Estela Ceregatti: a compositora está com o álbum ‘TERRA Força Mulher’ no forno e já lançou dois singles desse novo projeto: ‘Ficar sem ARte sufoca’ e ‘Vida de Teimosia’. Leia mais sobre as duas músicas aqui e aqui respectivamente, ouça as músicas lançadas nos Amazon, Spotify, Deezer e siga a artista no instagram @estelaceregattioficial e no Youtube. Abaixo, ela conta o processo da canção ‘Ficar sem ARte sufoca’.



Pacha Ana está no corre para mostrar a própria arte e recentemente lançou o álbum “Suor e Melanina”, projeto contemplado no edital MT Nascentes, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc. O disco tem sete músicas autorais, dentre as quais, seis inéditas.

A já conhecida é ‘Orgulho’, clipe lançado meses antes, inclusive com atuação de Lupita Amorim e Guilherme Sampaio. Sobre esse clipe, tem tudinho nesta matéria. Escute mais da compositora no @pachaana e no canal dela no Youtube.



Outra compositora de Mato Grosso - que começou lá em Rondonópolis e agora vive aqui na rota Cuiabá - Chapada dos Guimarães é Karola Nunes, que passeia pela MPB, bebendo do rock, do reggae e de tantos elementos bem brasileiros. Um dos últimos lançamentos de Karola foi o videoclipe “Chorar”, inclusive, uma parceria de composição com Pacha Ana e feat com Curumin. No clipe, além das duas cantoras e compositoras, atuam Benedita Xuxa, Blandina Martinho, HEND e Lupita Amorim (olha ela aqui de novo!).

Leia mais sobre o processo do clipe aqui. Siga a artista no instagram @karola_nunes, no canal do Youtube e conheça a extensa trajetória dela neste link. Inclusive, dá para acessar as plataformas de áudio neste link, com muitas canções, além do álbum inteiro de ‘Somos Som’, onde foi lançado ‘Chorar’.

Conheça também a cantora, compositora e atriz cuiabana Aranyn Campos, a partir da canção ‘Sexta-feira’, o primeiro trabalho autoral dela na música, disponível nas principais plataformas digitais. Uma mistura de pop e MPB, com swing marcante. Violões, pianos acústicos, congas, shakers, mesclados a loopins e beats “colorem” o tema, que narra sobre a união entre mulheres para ajudar numa desilusão amorosa. Leia aqui uma matéria completa sobre o projeto e sobre a multiartista, siga-a no @a.r.a.n.y.n e, claro, assista ao clipe:



E a última cantora e compositora que o Entretê! apresentou foi a Izafeh, nesta matéria - lá tem um pouquinho da trajetória, dos trabalhos e dos sonhos da jovem de 19 anos. Izafeh lançou um EP com cinco canções nas principais plataformas de áudio e você pode ouvir todos neste link. Siga a artista no instagram @izafeh_oficial e assista aos vídeos no Youtube neste canal.

Para fechar a lista das seis - entre tantas outras compositoras mato-grossense, sem falar nos homens e bandas e tanto mais -, tem a Luciana Bonfim, cantora de música brasileira, mais conhecida pelo samba, há algum tempo afastada dos palcos. Mas o que poucos sabem é que ela compõe!

Já lançou um álbum e apresentou algumas inéditas e outras desconhecidas em um show apenas com as próprias autorais, em projeto contemplado pelo edital Movimentar - Cultura, também da Secel/MT. O plano atual de Lu Bonfim é compor para outros artistas e, assim, veste diferentes eu-líricos. Siga a artista no @lucomcafe e veja aqui o show ‘O chão que eu piso’ completo:

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet