Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
02:23:26
informe o texto

Notícias / Artes visuais

19/01/2022 às 13:40

Exposição com obras de Adir Sodré e homenagens está aberta em Cuiabá

A Galeria Arto fica aberta de segunda a sexta, durante o dia, e no sábado de manhã

Priscila Mendes

Exposição com obras de Adir Sodré e homenagens está aberta em Cuiabá

Foto: Reprodução

Adir Sodré é um dos ícones da riqueza das artes visuais de Mato Grosso. Partiu precocemente em agosto de 2020, mas segue eterno por sua obra. E parte dela está disponível para visitação na exposição “Adir Sodré - Presente”, na Galeria Arto, até o dia 26 de fevereiro. O espaço fica aberto de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 14h às 17h, e aos sábados, das 8h às 12h, com entrada gratuita.

São 50 obras, sendo 45 do artista homenageado e outras cinco dos convidados Pedro Wagner, Elias de Paula, Zeilton Matos, Jaqueline Barroso e Dalva de Barros. Inclusive, a obra de Dalva é bem recente (de 2021) e faz referência aos imortalizados ‘anjos de Sodré’.

O acervo é composto por obras de colecionadores, com curadoria da Galeria Arto. Há telas originais e reproduções assinadas e numeradas, disponíveis para venda. Sodré via tela em toda superfície. Assim, na exposição há também peças adornadas por ele, como garrafas, esculturas, cofre de porquinho, etc.

A Galeria Arto preparou um tour virtual, basta acessar este link. Mais informações, no Instagram @galeriaarto ou pelo telefone (65) 3025-2090. A galeria fica localizada na avenida Dom Bosco, 1776 - Centro Sul, em Cuiabá.

O artista

Adir, um outsider, como ele mesmo se definia, foi um artista carregado de humanidade, com um potencial incontestável e tem a arte reconhecida não apenas em Mato Grosso, mas no Brasil e no mundo.

As pinturas de Adir revelam a vida cotidiana, com representações do bairro Pedregal - onde morava em Cuiabá, dos quintais cuiabanos, da estética do cerrado mato-grossense e dos elementos da cultura e da identidade cuiabana.

Apresenta também a admiração pelo pintor francês Henri Matisse, por meio das cores puras e dos elementos decorativos, em obras nas quais o erotismo é muito presente, como em Falos e Flores (1986) e Orgia das Frutas (1987).
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet