Cuiabá, terça-feira, 21/05/2024
20:49:20
informe o texto

Notícias / Cinema

21/01/2022 às 11:00

Confira uma lista de sete filmes para refletir sobre a saúde mental

Aqui tem de tudo, drama, comédia, romance e até mesmo uma divertida animação para assistir com a criançada

Paulo Henrique Fanaia

Confira uma lista de sete filmes para refletir sobre a saúde mental

Cena de O Lado Bom da Vida

Foto: Reprodução

Em 2014, um grupo de psicólogos de Uberlândia (MG) criou a campanha “Janeiro Branco”, com o objetivo de democratizar as informações sobre saúde mental e emocional. Desde então, essa iniciativa tomou o Brasil e, atualmente, a campanha luta para combater o preconceito relacionado aos transtornos mentais.

Foi pensando no “Janeiro Branco” e em todas as formas de lutar contra o preconceito que o Entrete! separou uma lista com sete filmes que tratam sobre o tema da saúde mental. Aqui você vai encontrar de tudo, desde histórias reais, filmes baseados em livros e até mesmo uma animação super divertida para assistir com a criançada.

O Lado Bom da Vida (Silver Linings Playbook - 2012 – 122 min - Dirigido por David O. Russel)

Por conta de algumas atitudes erradas que deixaram os colegas de trabalho assustados, Pat perdeu quase tudo na vida: a casa, o emprego e o casamento. Depois de passar um tempo internado em uma clínica, ele acaba indo morar com os pais. Decidido a reconstruir a vida, Pat acredita ser possível passar por cima de todos os problemas do passado e até reconquistar a ex-esposa. Embora seu temperamento ainda inspire cuidados, um casal amigo o convida para jantar e, naquela noite, ele conhece Tiffany, uma mulher que poderá provocar mudanças significativas nos planos dele.

Quem vê o cartaz e a sinopse de “O Lado Bom da Vida”acha que é só mais um filme romântico. É aí que está o erro. O filme é, sim, romântico, mas também engraçado e com uma carga dramática sem igual. Vale muito a pena assistir e refletir sobre a condição dos personagens e sobre como eles enfrentam as questões da saúde mental. A interpretação de Bradley Cooper é fantástica.

Disponível na Netflix, Prime Vídeo, Star+ e Net Now.



Bicho de Sete Cabeças (2000 – 74 min - Dirigido por Lais Bodanzky)

Wilson e o filho Neto possuem um relacionamento difícil, com um vazio entre eles aumentando cada vez mais. A situação entre os dois atinge o limite quando o pai encontra um cigarro de maconha no quarto do filho e o interna compulsoriamente em um manicômio. Lá, Neto enfrentará as piores situações e humilhações possíveis e inimagináveis.

Inspirado em uma história assustadoramente real, o nacional“Bicho de Sete Cabeças” pode até parecer datado em certos momentos, mas mostra como a visão da sociedade para com as pessoas com questões mentais é perigosa e tortuosa. Com uma interpretação de um jovem Rodrigo Santoro, o filme é um soco no estômago para quem ainda encara a doença mental como algo incurável.

Disponível na Netflix e Net Now.



O Aviador (The Aviator - 2004 – 170 min - Dirigido por Martin Scorsese)

Howard Hughes ficou milionário já aos 18 anos, devido à herança que o pai, um inventor texano, deixou para ele.Pouco depois, mudou-se para Los Angeles, onde passou a investir na indústria do cinema. Hughes ajudou a carreira de vários astros, como Jean Harlow, e ainda trabalhou em filmes de grande sucesso, como "Hell's Angels", que dirigiu. Paralelamente, dedicou-se a uma de suas maiores paixões, a aviação, e envolveu-se com as atrizes Katharine Hepburn e Ava Gardner.

Com uma direção épica de Scorsese e uma interpretação digna de Oscar de Leonardo Dicaprio, “O Aviador”, além de contar a história do excêntrico Howard Hughes, mostra a luta do milionário contra o Transtorno Obsessivo Compulsivo, condição que o acompanhou durante toda a sua trajetória.

Disponível na HBO Max.



Nise – O Coração da Loucura (2016 – 109 min – Dirigido por Roberto Berliner)

Ao voltar a trabalhar em um hospital psiquiátrico no subúrbio do Rio de Janeiro, após sair da prisão, a médica Nise da Silveira propõe uma nova forma de tratamento aos pacientes que sofrem de esquizofrenia, eliminando o eletrochoque e a lobotomia. Os colegas de trabalho dela discordam dos métodos de tratamento e a isolam, restando a ela assumir o abandonado Setor de Terapia Ocupacional, onde dá início a uma nova forma de lidar com os pacientes, através do amor e da arte.

Glória Pires apresenta uma interpretação impecável da maior médica psiquiatra brasileira. “Nise – O Coração da Loucura” é um filme essencial para todas as pessoas que amam cinema e para quem quer conhecer um pouco mais sobre a história da evolução do tratamento manicomial no Brasil.

Disponível na HBO Max, Star+ e Net Now.



As Vantagens de Ser Invisível (The Perks of Being a Wallflower - 2012 – 103 min - Dirigido por Stephen Chbosky)

Um jovem tímido se esconde no próprio mundo até conhecer dois irmãos que o ajudam a viver novas experiências. Embora esteja feliz nessa nova fase, ele não esquece as tristezas do passado, que têm origem em uma chocante revelação.

Um filme divertido, com uma trilha sonora empolgante e com uma carga dramática pra lá de densa. Essas são as características de“As Vantagens de Ser Invisível”. Sem dúvida, é impossível não se emocionar.

Disponível na Netflix, HBO Max e Globo Play.



Uma Mente Brilhante (A Beautiful Mind -2001 – 135 min – Dirigido por Ron Howard)

John Nash é um gênio da matemática que, aos 21 anos, formulou um teorema que o tornou aclamado no meio onde atuava. Mas, aos poucos, o belo e arrogante Nash se transforma em um sofrido e atormentado homem, que chega a ser diagnosticado como esquizofrênico. Porém, após anos de luta para se recuperar, ele consegue retornar à sociedade e acaba sendo premiado com o Nobel.

Filme vencedor de quatro estatuetas do Oscar (melhor filme, roteiro adaptado, direção e atriz coadjuvante), “Uma Mente Brilhante” mostra toda a força de John Nash, matemático que se equilibrava na corda bamba entre a genialidade e a considerada loucura, superando-se de tal maneira que foi eternizado como gênio.

Disponível na HBO Max.



Divertida Mente (Inside Out - 2015 – 94 min – Dirigido por Pete Docter)

Riley é uma garota de 11 anos que deve enfrentar mudanças importantes na própria vida quando os pais decidem deixar a sua cidade natal para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida da garota seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local.

Agora, as duas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle e, enquanto isso não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Disney e a Pixar mostrando mais uma vez que um filme infantil pode, sim, trazer uma carga dramática e reflexiva, sem perder a leveza e o lúdico. “Divertida Mente” mostra às crianças que, em tudo na vida, há momentos bons e ruins. E que isso é absolutamente normal! E saudável!

Disponível na Disney+.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet