Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:22:46
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

24/01/2022 às 15:40

Live com canções de Chico Gil homenageiam o 'Rei do Lambadão' nesta quinta

Show compõe projeto, que inclui um site, um livro de crônicas e um documentário

Priscila Mendes

Live com canções de Chico Gil homenageiam o 'Rei do Lambadão' nesta quinta

Foto: Acervo de Daiana Emília

Quando você pensa em lambadão, qual nome vem à sua cabeça? Com certeza, Chico Gil está na seleta lista. Não por menos, o garimpeiro é considerado o Rei do Lambadão.

E por isso ocantor e compositor também passou a ser considerado mestre da Cultura de Mato Grosso, por meio de projeto contemplado em edital da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), financiado com
recursos da Lei Aldir Blanc.

O projeto será lançado nesta quinta-feira (27) em live-show de clássicos de Chico Gil, com os pioneiros do gênero musical: Júnior Magrão e Zé Moraes, considerado o “pai do Lambadão”. A transmissão ao vivo será realizada direto de Poconé (berço do lambadão), às 19h30, pelo canal oficial do projeto noYoutube.



‘Sua Majestade, Chico Gil’ prevê o lançamento de um livro de crônicas pela editora Carlini e Caniato e de um filme documentário bem-humorados sobre a vida e obra do rei. Em breve, os produtos serão disponibilizados no site oficial www.chicogil.com.br.

"O Zé Moraes foi o cara que promoveu a fusão do rasqueado cuiabano com a lambada paraense e o carimbó; o Junior foi quem aumentou o BPM [batidas por minuto] da bateria para o novo ritmo. Então foram os dois, juntos, que formularam a composição do lambadão que conhecemos com Chico Gil", explica a jornalista e mestre em Cultura Contemporânea, Lidiane Barros.

Proponente do projeto, ela é autora da pesquisa ‘A cadeia produtiva do lambadão: rompendo as fronteiras da periferia’, realizada na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Segundo Lidiane, os dois músicos foram os responsáveis por incentivar Chico Gil, parceiros na banda Novo Espaço, a investir no Lambadão. “Foi pra eles que o Chico Gil apresentou suas primeiras composições, ‘Morena Pequena’ e ‘Telefone’, assim como o hino ‘Ei, Amigo’”.

Para ouvir os três álbuns de Chico Gil, acesse o perfil de Chico Gil no Spotify, neste link. Mais informações, siga o Instagram do projeto@suamajestadechicogilou o FacebookSua Majestade Chico Gil.



Chico Gil, o Rei do Lambadão

Com trajetória artística reconhecida pela periferia e Baixada Cuiabana, o cantor e compositor Chico Gil passou de filãozeiro no garimpo em Poconé a rei, escrevendo o próprio nome na história da cultura mato-grossense.

Pela contribuição para a popularização do ritmo, Chico Gil virou rei. A paixão pela música e as iniciativas dele ajudaram a projetar uma nova indústria fonográfica da música popular, baseada em sistemas não-oficiais de produção e comércio, em pleno solo mato-grossense. Assim, nascia o movimento do lambadão.

Em menos de uma década, o cantor e letrista orquestrou shows, formatou padrões artísticos e compôs hits. A música dele está eternizada em fitas cassete gravadas em quintais de Poconé, no início da carreira – embora não se saiba o paradeiro – e em três álbuns oficiais.

Chico Gil nasceu em Poconé, no dia 10 de setembro de 1957 e morreu jovem, em 30 de julho de 2000, em um trágico acidente de carro quando viajava para apresentações no interior.

Serviço
Live Show 'Sua Majestade, Chico Gil'
Data: Quinta-feira (27), às 19h30
On-line:Canal do Youtube do projeto
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet