Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
20:19:16
informe o texto

Notícias / Cinema

25/01/2022 às 16:19

Documentário sobre vida e obra de Divino Arbués será lançado nesta quinta

Dentre os entrevistados estão Almir Sater, Gilberto Correia e João Ormond

Priscila Mendes

Documentário sobre vida e obra de Divino Arbués será lançado nesta quinta

Foto: Diogo Diógenes

Ele cantou e contou o Araguaia e, pelo olhar a partir de Barra do Garças e Aragarças, cantou Mato Grosso. E, por isso, a vida e a obra de Divino Arbués ganharam um documentário, o “Romance de Rio e Serra”, que será lançado na próxima quinta-feira (27), e estará disponível no canal do Youtube Divino Arbués Oficial desde o início do dia.

O filme de 47 minutos traz depoimentos de músicos que com ele fizeram parcerias, além de outros profissionais que o ajudaram a inserir os Festivais de Praias no Araguaia no circuito da boa música popular, dos idos dos anos 1980 até fase mais recente, tais como, Almir Sater, Gilberto Correia, João Ormond, dentre outros artistas e personagens.

Com imagens captadas em Barra do Garças, Cuiabá, Goiânia, Pantanal e outras tomadas, o documentário também aborda a participação de Arbués na luta pela organização e democratização da cultura mato-grossense para que chegasse a todo o estado, seja na organização de eventos, na implantação da Lei de Incentivo à Cultura, na participação do Conselho de Cultura do Estado, assim como, por meio da sua arte, em discos e livros.

Pontuado por interpretações de consagradas canções compostas pelo músico, como, Quarto Crescente, Natureza, Cor da Noite, Noite em Cuiabá, O Rio Araguaia, dentre outras, o filme é um convite para os apreciadores da boa música.



Produzido pela produtora Kuya Comunicação, o documentário tem direção e roteiro de Brás Rubson, direção de fotografia e finalização de Diogo Diógenes, montagem de Caio Pimenta e imagens de Osvane Pinheiro.

O documentário foi contemplado no edital Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esportes e Lazer (Secel/MT), produzido com recursos da Lei Aldir Blanc, e com apoio cultural do Instituto Mutirum.

Serviço:
Lançamento do documentário “Romance de Rio e Serra – Divino Arbués: vida e obra”
Data: quinta-feira (27), desde o início do dia
On-line: canal do Youtube Divino Arbués Oficial
Média-metragem: 47 minutos

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet