Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
23:26:40
informe o texto

Notícias / Comportamento

14/02/2022 às 15:25

Mãe de crianças com intolerância alimentar cria site para ajudar outras famílias

Lançamento será nesta terça, em redes sociais do projeto Livre Alimentar

Entretê

Mãe de crianças com intolerância alimentar cria site para ajudar outras famílias

Foto: Reprodução

Depois de passar por inúmeros apuros e situações de emergência com o filhos com restrições alimentares, Leda Alves começou a estudar e pesquisar sobre alergia e intolerância alimentar e, nesta terça-feira (15), às 19h (horário de Cuiabá), lança o site Livre Alimentar, pelas redes sociais do projeto (Facebook, Instagram e Youtube).

A página busca oferecer informações técnicas que vão amparar e orientar famílias que passam pela mesma situação, auxiliar na conscientização da sociedade e, especialmente, na inclusão dessas pessoas.

Leda é mãe de Ludmila, 14 anos, que além de ter intolerância à lactose e a corantes, sofre de algumas alergias respiratórias e tem asma alérgica. Já o Joaquim, de 9 anos, tem alergia alimentar, mais especificamente alergia à proteína do leite de vaca.

“Joaquim nasceu prematuro, ele chorava muito, se contorcia durante a mamada, ficava vermelho, vomitava muito após mamar, fazia cocô mais de dez vezes ao dia, sempre escuro, muito fétido e, por vezes, com sangue. Após várias idas e vindas ao médico, aos quatro meses de vida, veio o diagnóstico de Alergia Alimentar, mais especificamente, Alergia à Proteína do Leite de Vaca – APLV”, relata Leda.

Já com o diagnóstico, ela soube que ele não poderia mais tomar leite em pó, teria que ficar em aleitamento materno exclusivo e que, para amamentá-lo, ela teria que fazer uma dieta restritiva e rigorosa de leite e derivados. Com essas mudanças, o sofrimento do bebê amenizou. Mas, para a mãe, as dificuldades estavam começando. “Tive mastite, febres altas, sangramentos e muita dor, porém não podia nem pensar na possibilidade de não amamentar meu filho, pois não era uma possibilidade deixá-lo com fome”.

Com duas crianças com restrição alimentar, ela decidiu que iria pesquisar, aprender sobre alergias e intolerâncias alimentares para ajudar outras famílias. Ela também passou a desenvolver um trabalho como comunicadora em inclusão socioalimentar, afinal, segundo ela, somente com informação e conscientização, pessoas com restrições alimentares podem fazer escolhas seguras e ter qualidade de vida. Leda inclusive voltou a estudar e atualmente está cursando Nutrição.

“Decidi ser defensora da conscientização sobre a alergia alimentar, entendendo isso como uma missão. O Livre Alimentar é um elo entre quem é fonte segura de informação e quem precisa dela”, explica a idealizadora do projeto.

O “Livre Alimentar” começou como um boletim de rádio, logo ganhou um perfil no Facebook e Instagram, depois artigos, em seguida um programa de entrevistas, também no rádio, um canal no Youtube. Com tanto material sendo produzido, ela viu a necessidade de criar o site para reunir todas essas informações em um só lugar. “Informação também alimenta”, conclui a idealizadora.

Serviço
Lançamento do Site Livre Alimentar
Data: Terça-feira (15), 19h
Local: Transmissão pelo
Facebook,InstagrameYoutube do Livre Alimentar
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet