Cuiabá, terça-feira, 23/04/2024
09:21:58
informe o texto

Notícias / Artes visuais

15/02/2022 às 18:28

Exposição no Parque das Águas gera reflexões sobre hábitos sustentáveis

A artista visual Mari Gemma se inspirou na Agenda 2030 da ONU; a entrada é livre e mostra fica até março

Priscila Mendes

Exposição no Parque das Águas gera reflexões sobre hábitos sustentáveis

Foto: Mari Gemma

Um passeio pelo Parque das Águas pode ser também um encontro com a arte de Mari Gemma e um convite à reflexão. Está aberta, ao ar livre, a exposição “O Brasil que eu quero – Hábitos para habitar um planeta” e ficará disponível até dia 11 de março, em um trecho da pista de caminhada.

A artista visual Mari Gemma misturou fotografia e outras expressões das artes visuais e montou uma instalação com 24 obras. Os trabalhos já foram selecionados para outras exposições coletivas do eixo Rio-São Paulo. Mas aqui, em Cuiabá, o espaço escolhido foi um parque, porque, segundo ela, “permite que o espectador possa ser mais sensibilizado para a importância da mudança dos hábitos para habitar o planeta de forma justa e sustentável social e ambientalmente”.

A exposição de Mari Gemma é inspirada na “Agenda 2030”, proposta pela ONU em 2015, com uma série de objetivos e metas a serem alcançados pelos países signatários, como o Brasil, com foco no desenvolvimento sustentável.

As telas têm ainda recurso de acessibilidade para pessoas com deficiência: cada uma tem um QR Code, que o leitor do celular direciona para um episódio de audiodescrição.

O trabalho também dá visibilidade à diversidade de corpos e povos que constituem a humanidade, cujas faces são compostas por frases que convidam para a construção da igualdade, da inclusão, da justiça social, da saúde integral, dentre outros objetivos universais.

“Vivemos num momento de transição planetária, com mudanças físicas e morais. Sistemas políticos em colapso, catástrofes geoclimáticas, assassinatos coletivos, guerras e epidemias são decorrentes do desequilíbrio vigente. É também um momento de reflexão, aprendizado e de tomada de consciência [...] e o Brasil deve empenhar esforços para isso”, destacou a artista.

“O Brasil que eu quero – Hábitos para habitar um planeta” foi contemplada pelo edital Movimentar – Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT) e tem o apoio da Prefeitura de Cuiabá.



Conheça a artista visual

Mari Gemma De La Cruz atua como artista visual desde 2016, quando, aos 53 anos fez a primeira exposição individual. Nasceu em Porto Alegre em 1962 e migrou para Cuiabá há mais de 30 anos, onde desenvolveu um olhar que define ser “biopsicossocioambiental” e que permeia sua produção artística. Antes, foi farmacêutica, professora e servidora pública.

Aos 50 anos começou a frequentar cursos livres em diversas linguagens artísticas, muitos promovidos por políticas públicas culturais.

Serviço
Exposição “O Brasil que eu quero – Hábitos pra habitar um planeta”, por Mari Gemma
Visitação livre até 11 de março
Local: Parque das Águas (Cuiabá)

Fotos: Mari Gemma

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet