Cuiabá, sábado, 20/04/2024
02:43:42
informe o texto

Notícias / Cinema

17/02/2022 às 11:53

Cine Teatro exibe documentário sobre cururueiros neste sábado

Programação prevê apresentações musicais; entrada gratuita

Priscila Mendes

Cine Teatro exibe documentário sobre cururueiros neste sábado

Foto: Divulgação

A programação de cinema deste sábado (19) do Cine Teatro Cuiabá valoriza o cururu mato-grossense. Às 19h, será exibido o documentário 'Cururueiros do Pantanal Rio Abaixo', de Vicente Delgado, e a entrada é gratuita.

A produção cinematográfica, realizada pelo Movimento Vambora, teve o objetivo de preservar a essência do cururueiro e levantar um importante registro histórico dessa manifestação cultural. O documentário coletou relatos, a fim de contribuir para amanutenção dessa tradição.

Os realizadores seguiram o caminho do Rio Cuiabá, encontrando nas margens as manifestações culturais ribeirinhas que alimentam o imaginário do Cururu, entrevistando cururueiros de Cuiabá, Santo Antônio de Leverger e Barão de Melgaço.

Também concederam entrevistas outros mestres dessa manifestação cultural, como o pesquisador e musicista Abel Dy Santos e o artesão de violas de cocho Alcides Ribeiro.

Para enriquecer a noite, haverá apresentação de cururueiros e participação da Banda Siriri Elétrico.

O filme foi produzido com patrocínio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) e da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), via recursos de emenda parlamentar do deputado estadual Allan Kardec (PDT). Apoiam a iniciativa aAssociaçãoCulturalCena Onze, o Cine Teatro Cuiabá e a Central das OrganizaçõesdoEstado de Mato Grosso (Cordemato).


Maisinformações, pelos telefones (65) 9 9946-1268 e9 9944-0510.

Movimento Vambora


A Associação Movimento Vambora é uma entidade resultante da junção de movimentos de artes cênicas, de mulheres, negros e LGBTQIA+, que vem atuando na defesa e construção de projetos, unindo diversos segmentos das artes.
Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet