Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
08:09:18
informe o texto

Notícias / Tecnologia

06/03/2022 às 10:00

Pesquisa cria embalagem 'tecnológica' de conservação de alimentos

A ideia é aumentar o tempo de prateleira de alimentos e preservar as características nutricionais

Entretê

Pesquisa cria embalagem 'tecnológica' de conservação de alimentos

Foto: UFMT

Por meio de pesquisas desenvolvidas pela Faculdade de Engenharia Florestal (FENF), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), filmes nanoestruturados poderão ser utilizados como embalagens de alimentos.

A inovação vem sendo investigada com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat) e busca o uso de aditivos naturais com propriedades antifúngicas e antimicrobianas para diminuir a troca de gases e de umidade dos alimentos revestidos pela tecnologia biodegradável .

Para produzir uma película com características físico-mecânicas interessantes para embalagens utilizando como matéria-prima fontes biodegradáveis foi preciso utilizar a nanotecnologia.

Com o intuito de diminuir o desperdício de alimentos e usar embalagens biodegradáveis, as próximas etapas da pesquisa envolvem aprimoramento das propriedades de barreira e funcionais com uso de aditivos, além da aplicação direta em películas que envolvem alimentos.

A ideia é aumentar o tempo de prateleira de alimentos, assim como preservar as características nutricionais.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet