Cuiabá, quarta-feira, 24/04/2024
15:17:33
informe o texto

Notícias / Cinema

04/03/2022 às 10:54

Quer dicas de filmes baseados em quadrinhos... que não são de super-heróis?

Novas versões de Batman e Homem-Aranha estão nas telonas. Mas a produção de cinema baseada em HQs vai muito além!

Paulo Henrique Fanaia

Quer dicas de filmes baseados em quadrinhos... que não são de super-heróis?

Foto: Cena de Marcas da Violência

The Batman” chegou aos cinemas nessa terça-feira (1º) e já está dando o que falar. Nesta mais recente adaptação do Homem Morcego, o Batman vivido por Robert Pattinson está mais focado em seus dotes investigativos, fazendo com que o filme tenha uma pegada diferente de todos os filmes de super-heróis já lançados recentemente.

Indo para um lado que lembra muitos os filmes de detetives noir, famosos nas décadas de 1940 e 1950, “The Batman” conta com uma trama intrincada, cheia de reviravoltas e com direito até mesmo a uma narração em off, dando aquele gostinho de filme em preto e branco típico dos clássico cinquentistas e também se afastando um pouco dos filmes baseados em quadrinhos de heróis.

Leia também -Batman domina telonas nesta semana e 'impede' nova estreia

Já há algumas semanas, 'Homem-Aranha: Sem Volta para Casa' também está nas telonas e já deu o que falar, inclusive entre os memes tão brasileiros.

Foi pensando nisso que o Entretê! preparou uma lista de oito filmes baseados em quadrinhos que não são de super-heróis. Se você já está cansado de assistir a pessoas com máscara, capa e super poderes, dá uma conferida nesta lista que aqui você vai encontrar histórias muito diferentes do que Hollywood está acostumada a fazer.

Estrada para Perdição (Road to Perdition - 2002 – 117 min - Dirigido por Sam Mendes)

Mike Sullivan trabalha para o gângster John Rooney durante a Grande Depressão Americana. O filho de Rooney tem ciúmes dessa relação e, aproveitando-se de um incidente, mata a mulher e um dos dois filhos de Sullivan.

Quem diria que o grande Tom Hanks um dia faria um filme baseado em uma história em quadrinhos, não é mesmo? Nesse filme, que narra a jornada violenta de pai e filho, Tom Hanks vive um mafioso criado pelo escritor Max Allan e pelo ilustrador Richard Piers Rayner. Os quadrinhos homônimos foram publicados pela DC Comics, a mesma do Batman, pelo selo Paradox Press.

Imperdível para quem é apaixonado em filmes sobre máfia. E se você gosta de quadrinhos, dá para encontrar as histórias na internet em sites especializados.

Disponível na Star+.



Do Inferno (From Hell - 2001 – 122 min - Dirigido por Albert Hughes)

Em 1888, a cidade de Londres vive um horror sem precedentes, principalmente aqueles que vivem em Whitechapel. Um assassino misterioso e brutal está exterminando as protitutas que trabalham na boemia da cidade. Desconfiando que tais acontecimentos sejam uma caçada às garotas de Whitechapel, o caso logo chama a atenção de Frederick Abberline, um brilhante e perturbado inspetor de polícia que, muitas vezes, usa de seus poderes psíquicos para solucionar crimes.

Um filme pouco conhecido da extensa filmografia de Johnny Depp, que aqui interpreta um investigador perturbado pelos crimes de "Jack, o Estripador". O filme, um terror de mistério, é uma adaptação da HQ de mesmo nome escrita pelo gênio Alan Moore, autor de diversos quadrinhos famosos como “V de Vingança”, “Batman – A Piada Mortal”, “Watchmen” e “Promethea”.

Disponível na Star+.



Marcas da Violência (A History of Violence - 2005 – 96 min - Dirigido por David Cronenberg)

Tom leva uma vida tranquila e feliz na pequena cidade de Millbrook, no estado de Indiana, onde mora com a esposa e dois filhos. Um dia, a rotina de calmaria é interrompida quando Tom consegue impedir um assalto em seu restaurante e,em legítima defesa, mata dois criminosos. Considerado um herói na cidade, Tom tem a vida transformada a partir daí. Surge, então, um misterioso homem chamado Carl, que acredita que Tom lhe fez mal no passado.

Um filme sensacional, cheio de reviravoltas e com um enredo que deixa o espectador na ponta da cadeira para saber como o personagem vivido por Viggo Mortensen, o Aragorn de “O Senhor dos Anéis”, vai sobreviver.

Baseada na HQ homônima escrita por John Wagner e Vince Locke e publicada pela Paradox Press, “Marcas da Violência” é, até hoje, considerada uma das melhores adaptações de quadrinhos para as telas de cinema.

Disponível na HBO Max.



Azul é a Cor Mais Quente (La Vie d’Adèle - 2013 – 177 min – Dirigido por Abdellatif Kechiche)

Adèle é uma adolescente que enfrenta os desafios da chegada da maturidade. Sua vida toma um rumo inesperado ao conhecer uma encantadora garota de cabelo azul, com quem começará uma intensa relação de amor proibido, enquanto ela trava uma guerra com a família e os costumes da sociedade vigente.

Embora seja muito controverso, tanto quanto à produção, filmagem, direção e até mesmo na recepção do público, é inegável que “Azul é a Cor Mais Quente” foi um sucesso nos cinemas. Acontece que poucas pessoas sabem que o filme é uma adaptação dos quadrinhos escritos pela francesa Julie Maroh. Originalmente o livro foi pulicado em 2010 e, a edição brasileira, em 2013.

Disponível na Now.



Riquinho (Richie Rich - 1994 – 95 min - Dirigido por Donald Petrie)

Riquinho Rico é o menino mais rico do mundo, mas apesar de amar e ser amado por seus pais, ele não é totalmente feliz, pois quer jogar baseball com outras crianças. Quando seus pais desaparecem após o avião deles cair no Triângulo das Bermudas, Riquinho suspeita que Lawrence Van Dogh, um executivo das Indústrias Rico, seja o responsável por este "acidente". Com a ajuda de seu fiel mordomo, um excêntrico cientista e alguns amigos da idade dele, Riquinho faz um plano para combater o maléfico esquema de Van Dogh e salvar seus pais.

Um clássico da Sessão da Tarde, estrelado por ninguém menos do que Macaulay Culkin, “Riquinho” é baseado em uma série de quadrinhos americanos da Harvey Comics. O personagem teve a estreia nas bancas de jornais em 1953 e chegou a ser publicado no Brasil pela Rio Gráfica Editora.

Disponível na HBO Max.



30 Dias de Noite (30 Days of Night - 2007 – 109 min – Dirigido por David Slade)

Barrowé uma cidade americana no estado doAlasca,Estados Unidos, onde, uma vez por ano, durante oinverno, osoldeixa de nascer por 30 dias. Aproveitando-se desse cenário perfeito, um grupo devampirosefetua um ataque planejado à pequena cidade. A única esperança dos moradores do local são ospoliciaisEban e Stella, que tentarão salvar de todas as formas o vilarejo.

Um filme brutal de terror e ação com vampiros sanguinários e uma ambientação diferente de tudo que já foi feito nas telonas. “30 Dias de Noite” é baseado em uma minissérie de horror escrita por Steve Niles e ilustrada por Bem Templesmith e publicada pela IDW desde 2002. O filme reproduz de forma quase fiel o primeiro arco dos quadrinhos, que também podem ser encontrados em sites especializados espalhados na internet. Imperdível!

Disponível na Claro Vídeo, Apple TV e completo no YouTube.



Expresso do Amanhã (Snowpiercer - 2013 – 126 min – Dirigido por Bong Joon-ho)

Quando um experimento para impedir o aquecimento global falha, uma nova era do gelo toma conta do planeta Terra. Os únicos sobreviventes estão à bordo de uma imensa máquina chamada Snowpiercer. Lá, os mais pobres vivem em condições terríveis, enquanto a classe rica é repleta de pessoas que se comportam como reis. Até o dia em que um dos miseráveis resolve mudar o status quo, descobrindo todos os segredos desse intrincado maquinário.

Filmaço estrelado por Chris Evans, o Capitão América, que, além de ótimas cenas de ação e uma ambientação fantástica, ainda trata de temas como luta de classes, a exploração do trabalho e o privilégio de poucos em detrimento de muitos. “Expresso do Amanhã” também virou uma ótima série, que não tem relação com o filme, produzida pela Netflix.

Tanto o filme como a série da Netflix são adaptações dos quadrinhos “O Perfuraneve”, publicado originalmente na França, em 1984, e escrito por Jacques Lob e Benjamin Legrand e pelo ilustrador Jean-Marc Rochette.

Filme disponível na Globoplay.



O Corvo (The Crow - 1994 – 102 min – Dirigido por Alex Proyas)

Um ano após ter sido assassinado juntamente com a noiva por uma gangue, Eric Draven, um músico de rock, retorna da sepultura com a ajuda de um misterioso corvo, com a intenção de se vingar dos próprios assassinos.

Um clássico atemporal estrelado pelo saudoso Brandon Lee, “O Corvo” é um filme que encanta tanto pelas cenas de ação, o cenário gótico, o figurino, a maquiagem e também pela trilha sonora recheada de rock. O filme é a adaptação quase fiel dos quadrinhos de James O’Barr. Vale muito a pena procurar os quadrinhos em sites especializados para se encantar com essa história que marcou a infância e a adolescência de muita gente!

Disponível completo no YouTube.


Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet