Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
11:56:42
informe o texto

Notícias / Música

15/03/2022 às 16:05

Estudante da UFMT vence prêmio nacional com obra de percussão inspirada em mitologia

Composição instrumental "simulou" luta entre Medusa e Perseu

Priscila Mendes

Estudante da UFMT vence prêmio nacional com obra de percussão inspirada em mitologia

Estátua de bronze 'Perseu Com A Cabeça de Medusa', de Benvenuto Cellini

Foto: Reprodução

O estudante de Bacharelado em Composiçãoda Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)Danimar da Silva foi premiado no1º Concurso de Composição da Percussão Brasileira (PercBR), na categoria trio de percussão.

A obra vencedora foi
“A Escalada de Perseu”, em que o estudante utilizou na formação instrumental vibrafones, xilofone, pandeiro sinfônico, tom toms, tam tam, triângulo sinfônico e prato suspenso.

"Inspirado pela história da mitologia grega de Perseu, que derrotou a Medusa, fazendo os motivos iniciais serem mais planos, sem muitas mudanças de alturas, indicando a presença de medusa e Perseu ainda não poderia derrotá-la. Mais para frente na obra (as partes mais melódicas),Perseuaparece de forma mais destacada, onde entra em luta com a Medusa, desta vez preparado com um escudo que contém um espelho, ajudando-o a derrotar a Medusa, que morre no final da obra", disse o estudante e compositor.


Danimar avalia que o prêmio o ajudou a ampliar os próprios horizontes e criar um estilo próprio. “Melhora bastante a visibilidade, além de aumentar o currículo, traz muita experiência para os próximos concursos de música. [...] Também faz com que mais pessoas conheçam o meu trabalho”, comenta o estudante.

O professor do Departamento de Artes da UFMT, Leonardo Borne, explica que a graduação em Composição tem o foco nos processos de criação musical que geraram o trabalho pelo qual Danimar foi premiado.

“Uma característica ímpar do nosso curso é que nós somos um dos poucos cursos de música de graduação em composição no Brasil que oferecem para os estudantes práticas percussivas”, conta o professor, acrescentando que o concurso foi uma oportunidade de colocar em prática o aprendizado no fazer musical.

Leonardo Borne ressalta que todo o curso de música é voltado para o estímulo aos estudantes. “O curso de música, por si só, tem vocação para fazer música. [...] O curso de música é um dos que mais tem projetos de extensão da universidade e mais atende a pessoas da comunidade proporcionalmente por número de alunos e professores”, argumenta.

Com informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet