Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
08:38:53
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

15/03/2022 às 18:04

Prêmio Jejé de Oyá homenageia personalidades negras da Baixada Cuiabana

Viabilizada pela Secel-MT, a edição 2022 será lançada na próxima sexta-feira, às 20h, na Casa Cuiabana

Leiagora

Prêmio Jejé de Oyá homenageia personalidades negras da Baixada Cuiabana

Foto: Divulgação

Uma das figuras mais conhecidas e irreverentes da cultura cuiabana, Jejé de Oyá marcou sua época como símbolo da luta contra o preconceito racial e sexual. E para celebrar sua história e reconhecer tantas outras personalidades negras da atualidade, o ‘Prêmio Jejé de Oyá – edição 2022’ será lançado na próxima sexta-feira (18.03), às 20h, na Casa Cuiabana, em Cuiabá.

Viabilizado por meio de emenda parlamentar atendida pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), o projeto homenageará personagens negras de destaque social e premiará profissionais que se destacaram em suas áreas.

“O Prêmio Jejé de Oyá tem o propósito de reconhecer os protagonistas de Cuiabá e da baixada cuiabana, que são muitos e há muito tempo fazem história”, diz Jeferson Bertoloti, idealizador da premiação.

A edição 2022 homenageia cinco personagens negros de destaque na sociedade: o capoeirista Mestre Ray Kintê, a empreendedora cultural gastronômica Dona Eulália, a professora e escritora Jacy Proença, o Presidente da Unimed-Cuiabá, Rubéns Carlos de Oliveira Júnior, e a sambista Semites Marques.

Nos dias 07, 14 e 21 de abril, às 19h30, o site www.premiojeje.com.br transmite entrevistas com os personagens homenageados. As entrevistas serão conduzidas pelo jornalista e apresentador Elias Neto.

Além dos homenageados, serão premiados outros 10 profissionais que se destacam em suas áreas de atuação. A escolha será feita por uma banca de cinco jurados que são especialistas, estudiosos e militantes da história e das causas raciais e sociais. Na relação de categorias a serem premiadas estão gastronomia, artes visuais, comunicação, ciências, literatura, estética, performances artística e física, dentre outras.

O evento de premiação está marcado para o dia 29 de abril, no Cine Teatro Cuiabá, ocasião em que homenageados e premiados recebem a estatueta assinada pelo escultor Junne Fontenele Cardoso.

O ‘Prêmio Jejé de Oyá – edição 2022’ é realizado pelo Instituto Cultural Casarão das Artes e produzido pela Bemtivi Academia de Arte com apoio da Comissão de Defesa da Igualdade Racial da OAB-MT. Para sua viabilização, o projeto conta com o fomento do Governo de Mato Grosso via Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel-MT), por meio de emenda parlamentar do deputado estadual Lúdio Cabral.

Serviço

Prêmio Jejé de Oyá
Lançamento: 18/03, às 20h, na Casa Cuiabana
Premiação: 29/04, às 19h30, no Cine Teatro Cuiabá
Mais informações: 65 9 9982 2854 (Bemtivi Academia de Arte)

Assessoria Secel
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet