Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
16:28:37
informe o texto

Notícias / Música

17/03/2022 às 18:30

Cuiabá recebe Festival de Hip-hop neste domingo, com show nacional gratuito de GOG Poeta

A Luisa Lamar, Sharamandaya, Ahgave e Conduta do Gueto são alguns dos artistas locais que se apresentarão na Praça Cultural do Jardim Vitória

Priscila Mendes

Cuiabá recebe Festival de Hip-hop neste domingo, com show nacional gratuito de GOG Poeta

GOG Poeta é convidado especial

Foto: Divulgação

A Praça Cultural do bairro Jardim Vitória, em Cuiabá, será agitada neste domingo (20), com o Festival de Hip-hop Contemporâneo, com participações de vários artistas locais e um convidado nacional, o rapper GOG, pioneiro do Hip-hop de Brasília (DF). A programação é gratuita e a partir das 15h.

A cena da cultura urbana local está bastante movimentada, com apresentações da cantora A Luisa Lamar, Sharamandaya, Shirlei Black, o rapper Ahgave, Mc Mestrão, Dj Helinho e os grupos Gênesis Rap, Conduta do Gueto e The Brothers Funk.

Para os B-boys e as B-girls, a batalha de break dance tem premiação de até R$ 300. Além das atrações, o evento conta com um espaço kids, para todos se divertirem despreocupados.

“O show cultural evidencia, de forma simbólica, a vida da população periférica e negra. O projeto promove uma reflexão de como essa população constrói um Mato Grosso para fortalecer suas raízes e suas ideias. As expressões do Hip-Hop afirmam uma história de sobrevivência repleta de luta e manutenção de afetividades que, por meio da cultura, reforçam a identidade da periferia”, avalia Lígia da Silva, integrante do coletivo Favelativa e uma das organizadoras do evento.

O convidado especial

Genival Oliveira Gonçalves, mais conhecido pelo nome artístico GOG, é um rapper, cantor, e escritor brasileiro. É considerado um dos pioneiros do Hip-hop brasiliense. Desde o início da carreira, ganhou a alcunha de Poeta, por ser reconhecido como poeta do Rap Nacional.

Agitando a Resistência Negra

O Festival de Hip-hop Contemporâneo é uma organização do Coletivo Favelativa e compõe a programação do 2º Agitando a Resistência Negra, que está sendo realizado em parceria com o Instituto Mulheres Negras (Imune) e Coletivo Audiovisual Negro Quariterê, por meio de patrocínio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), com recursos de emenda parlamentar da deputada federal Rosa Neide.

A programação do 2º Agitando a Resistência Negra começou em 8 de Março (Dia Internacional da Mulher), já abrigou rodas de conversa no Centro Cultural Casa das Pretas (com transmissão disponível em @imunemt), está em curso com a 6ª Mostra de Cinema Negro de Mato Grosso – até sábado – e se encerra, na segunda-feira, com um evento de premiação no Cine Teatro Cuiabá, às 19h, seguido de um show na Praça da Mandioca, em frente à Casa das Pretas, com Deize Águena e Rúsivel de Jesus.

O 2º Agitando a Resistência Negra celebra a resistência, os modos de vida, as artes e as lutas da população negra mato-grossense.

Serviços
Festival de Hip-hop Contemporâneo
Data: Domingo (20), às 15h
Local: Praça Cultural do Jardim Vitória, em Cuiabá (ponto de referência: Escola Dejany Ribeiro e Polícia Comunitária)
Entrada gratuita
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet