Cuiabá, sábado, 20/04/2024
06:11:32
informe o texto

Notícias / Literatura

20/03/2022 às 16:50

Dia do Contador de Histórias: a importância de ler livros para as crianças ainda não alfabetizadas

Criada na Suécia em 2001, a celebração visa fomentar o hábito de leitura pelo mundo

Entretê

Dia do Contador de Histórias: a importância de ler livros para as crianças ainda não alfabetizadas

Foto: Divulgação

Este domingo, 20 de março, é o Dia Internacional do Contador de Histórias, data criada na Suécia em 2001, para fomentar o hábito de leitura pelo mundo.

Estimular o interesse por livros é, além de uma forma de cuidado, atenção e carinho, uma atitude que facilitará muito quando a criança for alfabetizada: ela aprenderá a ler e escrever com mais agilidade e qualidade. Outro benefício da contação de histórias é que, após dominar a leitura, a chance de ela adquirir o hábito de leitura de livros torna-se enorme, pois já terá uma relação construída com os livros.

Para o book advisor Eduardo Villela, criar uma rotina de contar histórias para uma criança “contribui muito para ela desenvolver habilidades relacionais, lidar melhor com suas próprias emoções e ampliar sua curiosidade e capacidade de imaginação”.

Ler vários livros, com diferentes histórias, e, com frequência, traz um bom número de benefícios a longo prazo para a criança, como por exemplo, uma melhor compreensão do meio em que vive e proporciona ganhos de qualidade na fala, atenção e foco.

Segundo Villela, “é importante que os pais, professores e outros cuidadores evitem a leitura de livros que tratem sempre dos mesmos assuntos e contextos. Ler obras de temas variados, que apresentem diferentes ambientes, situações e experiências vividas pelas personagens, ajuda a criança a entender o funcionamento dos espaços onde vive e a interagir muito melhor neles, assim como faz com que ela tenha uma grande aquisição de vocabulário. Com um vocabulário ampliado, a criança desenvolve uma melhor capacidade de expor seus sentimentos, dúvidas e vontades, além de ter um aprendizado de leitura e escrita mais veloz na fase de alfabetização”.

O consultor editorial reuniu os principais benefícios de contar histórias, através da leitura de livros mediada pelos adultos, para as crianças:
  • Promove o desenvolvimento cognitivo, beneficiando a aprendizagem e a aquisição de habilidades sociais e emocionais;
  • Desenvolve as habilidades de comunicação e linguagem, enriquecendo o vocabulário e contribuindo para um processo de alfabetização mais tranquilo, ágil e eficaz;
  • Ajuda no aprender a pensar e no desenvolvimento do raciocínio e da criatividade;
  • Aumenta a curiosidade em entender como o mundo ao seu redor funciona e estimula uma atitude exploratória desse mundo ;
  • Melhora a qualidade do vínculo com pais, professores, outros cuidadores e a natureza;
  • Proporciona lazer e saúde emocional, reduzindo sentimentos como a ansiedade e medos diversos.

Eduardo VillelaéBook Advisore assessora pessoas, famílias e empresas na escrita e publicação de livros. Trabalha com escrita e publicação de livros desde 2004. Já orientou mais de 900 autores e lançou mais de 650 livros de variados temas, entre eles comportamento e psicologia, gestão, negócios, universitários, técnicos, ciências humanas, interesse geral, biografias/autobiografias, livros de família e ficção infantojuvenil e adulta.
Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet