Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
11:54:21
informe o texto

Notícias / Artes visuais

24/03/2022 às 10:43

Fotografia de cuiabano compõe galeria virtual nacional, a ser lançada nesta quinta

'Craques da terra' é a única imagem de Mato Grosso selecionada para a exposição 'Cores do Cotidiano'

Priscila Mendes

Fotografia de cuiabano compõe galeria virtual nacional, a ser lançada nesta quinta

Foto: Lisandro Castro

Mato Grosso está representado na exposição virtual de nível nacional 'Cores do Cotidiano', promovida pelo Diretório Fotografia Documental de Família, por meio da imagem capturada pelo fotógrafo cuiabano Lisandro Castro.

A galeria virtual 3D será disponibilizada a partir desta quinta-feira (24), no site fdfbrasil.com.br, após lançamento on-line pelo canal FDF Brasil, no Youtube. Após, seguirá disponível para visualização até o dia 24 de abril.

‘Cores do Cotidiano’ é a primeira exposição do grupo formado por fotógrafos documentais de família e homenageia o fotógrafo brasileiro Walter Firmo, por meio de imagens de várias partes do Brasil.

O FDF é um diretório que visa promover e divulgar a fotografia documental de família nacional, além de oferecer oportunidades de crescimento profissional e pessoal para seus membros. Inclusive, foi fundado por duas fotógrafas, dentre as quais Manu Rigoni, com extensa trajetória profissional em Cuiabá, onde também se graduou em Comunicação, na Universidade Federal de Mato Grosso.

“Queremos, com essa exposição, mostrar o colorido e variado cotidiano familiar brasileiro capturado com maestria pelos nossos membros”, dizem as fundadoras do FDF, Manu Rigoni e Giovanna Guiotti.

A fotografia 'Craques da terra', do cuiabano Lisandro Castro, foi uma das 27 selecionadas pelo juri da mostra, entre as mais de 300 imagens enviadas. Estarão representados 23 fotógrafos, dentre os quais, apenas Lisandro residente em Mato Grosso.

O fotógrafo documental de família buscou capturar, na imagem, uma cena muito comum no Brasil - um jogo de futebol, mas com a singularidade do pôr-do-sol cuiabano. "Esta foto é muito importante pra mim, porque une duas paixões, futebol e fotografia. Apesar de não ser exatamente uma fotografia de família, que é o principal foco do meu trabalho, esta foto representa o meu estilo de documentar a vida real, buscar o instante decisivo de um momento e valorizar a simplicidade da vida”, comenta.

O fotógrafo

Lisandro Castro fotografa histórias de famílias em diferentes momentos, de partos a batizados. Tem mais de 100 fotografias premiadas internacionalmente e figurou na lista dos 10 melhores fotógrafos documentais de família do mundo, entre 2019 e 2021, por duas associações internacionais de fotografia.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet