Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
22:12:27
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

25/03/2022 às 15:29

Série documental sobre expressões populares de Santo Antônio será lançada neste sábado

Live ainda terá apresentações dos grupos tradicionais da cultura popular

Entretê

Série documental sobre expressões populares de Santo Antônio será lançada neste sábado

Foto: Divulgação

Expressões Populares de Santo Antônio de Leverger são o tema da série documental produzida pelaAssociação Mato-grossense de Inclusão Sociocultural (Amiscim), que será lançada no próximo sábado (26), a partir das 18h30, por meio do canal daAmiscim no Youtube.

A produção, em três episódios, registra a história e a memória das manifestações populares, por meio de entrevistas e vivências de grupos tradicionais de Cururu, Siriri e Boi-à-Serra do município.

Ao todo, participam oito grupos tradicionais, sendo de Cururu: Tronco de Aroeiro; de Siriri: As Moreninhas, Vitória Régia, Arco Íris e Siriri de Rua; e de Boi-à-Serra: Boi Pantaneiro, Boi Lendário e Boi Estrela. Após a exibição da série, as agremiações realizam apresentações que serão transmitidas via live.



O consultor em Planejamento e Gestão Cultural José Paulo Traven explica que a programação faz parte do projeto Festival de Cultura Popular, que visa promover a preservação e manutenção das raízes culturais populares em Santo Antônio de Leverger.

“Dividimos o projeto em duas etapas. A primeira foi composta por oficinas de capacitação em música, direção artística, coreografia, conceito e criação de figurinos, criação de identidade visual e assessoria. Já a segunda, constitui na série documental, que registra a história e a memória das manifestações populares, por meio de entrevistas e vivências”, aponta Traven.

De acordo com ele, a ideia foi fazer um panorama histórico-cultural, por meio de um documentário que mostra um pouco melhor cada uma das manifestações culturais seculares – que fundem influências diversas.

O cineasta Leonardo Sant'Ana, responsável pela direção e roteiro, informa que a produção buscou dar destaques para personagens e locais de relevância para a comunidade, como a Capela da Praia do Poço, onde acontecem muitas das festas de santos – origem e mantenedoras dessas tradições, pátio da Igreja de Santo Antônio e na praça do Teatro de Arena.

“Além de registrar as importantes manifestações da cultura popular local, as gravações envolveram todos os integrantes dos grupos, proporcionando a eles uma grande experiência e estrutura de qualidade”, comenta o cineasta.

O projeto é uma realização da Amiscim, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), e da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), por meio de emenda parlamentar indicada pelo deputado Allan Kardec.

Serviço:
Live de lançamento série documental “Expressões Populares de Santo Antônio de Leverger” e apresentações dos grupos tradicionais da cultura popular
Data:Sábado (26), a partir das 18h30
On-line: Canal do Youtube da Amiscim

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet