Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
01:39:15
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

31/03/2022 às 11:20

Jangada recebe 1ª Mostra Cultural do Vale do Rio Cuiabá

Entre as oficinas haverá de siriri, de musicalização e de artesanato em cerâmica

Entretê

Jangada recebe 1ª Mostra Cultural do Vale do Rio Cuiabá

Foto: Marcos Lopes

Na próxima semana, entre os dias 5 e 7 de abril, os municípios de Jangada e de Acorizal viverão um intercâmbio cultural, econômico e social com a Primeira Mostra Cultural do Vale do Rio Cuiabá.

Serão três dias de evento para celebrar e reforçar as dinâmicas sociais identitárias que demarcam as cidades que compõem o entorno do Vale do Rio Cuiabá, com ações educativas a professores, alunos do ensino médio e fundamental e demais funcionários de escolas públicas.

Serão ofertadas oficinas de Gastronomia Regional, por Márcia Mesquita; de Siriri, por Avinner Augusto; Grafite, por Walyson Nogueira (Presto23); de Musicalização com Materiais Reciclados, com Anselmo Parabá; e de Artesanato em Cerâmica, por Edilaine Domingas. Estão programadas, ainda, as palestras “Educação Ambiental”, por Thiago Itacaramby; e “O Linguajar Cuiabano e o Vale do Rio Cuiabá”, com José Antonio Pinheiro da Silva (Zé Pantaneiro).

As atividades serão realizadas das 9h às 18h, em Jangada, na Escola Estadual Arnaldo Estevão de Figueiredo, para seis escolas estaduais e quatro municipais do município sede do evento, mais sete escolas de Acorizal, sendo quatro estaduais e três municipais.

No primeiro dia (5), começará a oficina de Gastronomia Regional, voltada para as merendeiras, que segue também no dia 6. Ainda no segundo dia, serão ofertadas as oficinas de Musicalização, Grafite e Artesanato, voltadas para os professores, e de Siriri, para os estudantes.

No dia 7, será realizada uma roda de conversa sobre as expressões culturais a cerca do Vale do Rio Cuiabá: o Siriri, Cururu, Boi a Serra, Reza Cantada, Festas de Santos, Mascarados, Lambadão e Rasqueado, no período matutino, para os professores de todas as escolas, seguido de um almoço para os participantes.

No período vespertino, será dialogado sobre os próximos passos da educação e da cultura, e depois será apresentada a eles a palestra show com a temática “O Linguajar Cuiabano e o Vale do Rio Cuiabá” e de Educação Ambiental.

No encerramento (7), todos os participantes das oficinas receberão certificados em um tradicional chá com bolo, cercados por uma exposição do que foi produzido durante as oficinas de Musicalização, Grafite e Artesanato, e, à noite, serão proporcionados shows regionais.

“O foco principal das oficinas é o professor, para que ele seja um agente multiplicador dentro da Escola, e os alunos para que eles conheçam as expressões culturais e possam também praticá-las”, destaca a coordenadora geral do projeto, Cybele Bussiki.

O projeto é uma realização do Instituto INCA, patrocinada pela Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), via emenda parlamentar do deputado estadual Eduardo Botelho, com o apoio da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT).

Resgate

A mostra é uma forma de resgatar, promover, preservar e valorizar a cultura do Vale do Rio Cuiabá a alunos, professores e demais funcionários de escolas públicas e privadas.

Essa é a primeira etapa do projeto, que surgiu a partir da Mostra Cultural de Jangada, realizada em 2019 e 2021 e que agora pretende se estender a todos os municípios que compõem o Vale do Rio Cuiabá: Chapada dos Guimarães, Cuiabá, Nossa Senhora do Livramento, Santo Antônio do Leverger e Várzea Grande.

Assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • A na pereira leite 01/04/2022 às 00:00

    Sou cuiabana, faço festa de santo. Acho de grande importância esse projeto de valorização cultural

 
Sitevip Internet