Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
01:49:48
informe o texto

Notícias / Cultura Popular

01/04/2022 às 11:45

Redeiras do distrito de Limpo Grande são registradas enquanto artesãs

A carteira recebida permite, dentre outros benefícios, obter microcrédito, isenção de impostos e participar de feiras nacionais e internacionais

Entretê

Redeiras do distrito de Limpo Grande são registradas enquanto artesãs

Foto: Sedec/MT

As redeiras do Distrito de Limpo Grande, em Várzea Grande, ganharam um incentivo a mais para continuar a tecer as tradicionais peças produzidas na comunidade. Na quinta-feira (31), 40 mulheres receberam a Carteira Nacional de Artesão entregues pela equipe do Programa do Artesanato Mato-Grossense (PAB/MT) da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec/MT) e a Prefeitura de Várzea Grande.

Com a carteira de artesão em mãos, as redeiras passaram a ter direito a incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização de seus produtos, facilidade de obter microcrédito, poderão emitir nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica (e-NFA) e contribuir como autônomas para fins previdenciários. Além disso, podemparticipar de feiras de artesanato nacionais e internacionais e se inscrever em oficinas e cursos de artesanato.

Benefícios que segundo a coordenadora do PAB/MT, Lourdes Sampaio, irão contribuir para o desenvolvimento da tradicional arte produzida na comunidade.

“A carteira de artesão irá ajudar muito as redeiras de Limpo Grande que vão poder ampliar seus negócios, já que poderão realizar financiamentos para aumentar a produção, adquirir matéria-prima para confeccionar seus trabalhos e ter redução no pagamento de impostos”, relata Lourdes Sampaio.

Alcance

O trabalho manual feito pelas redeiras - a rede e o modo de fazer da rede várzea-grandense - é reconhecido como patrimônio cultural material e imaterial do município de Várzea Grande, por meio da Lei 4.406, sancionada em outubro de 2018.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet