Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
17:15:47
informe o texto

Notícias / Cinema

02/05/2020 às 11:00

Quatro obras de cineasta mato-grossense estão disponíveis na internet

São longas e curtas-metragens documentais e de ficção para assistir no Youtube até dia 30 de maio

Maria Clara Cabral

Com as salas de cinema fechadas, novas janelas estão se abrindopara que o público possa conhecer e prestigiar o cinema produzido em Mato Grosso.

Quatro obras da roteirista, pesquisadora e diretora mato-grossense Marithê Azevedo, estão disponíveis na internet até o dia 30 de maio. Trata-se de longas e curtas-metragens documentais e de ficção que tratam de diversas temáticas e trazem para as telas cenários locais.

Os filmes são atrações da edição especial da Temporada de Filmes do Cine Teatro Cuiabá, que substitui a programação presencial, cancelada em atenção às medidas de contenção e prevenção à Covid-19.

Enquanto durarem as medidas de distanciamento social, o projeto também pretende difundir produções audiovisuais realizadas em Mato Grosso através das redes sociais do Cine Teatro Cuiabá e do Cineclube Coxiponés da UFMT. A iniciativa também tem parceria da Rede Cineclubista de Mato Grosso (REC-MT).

Marithê Azevedo


Marithê Azevedo é doutora em Artes Cênicas e Mestre em Cinema pela ECA/USP. Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO/UFMT), também atua como cineasta, roteirista e propositora de poéticas urbanas.

Dirigiu e roteirizou mais de 30 produções audiovisuais para a educação, quatro curtas de ficção, sete documentários, além de ter dirigido uma série em sete episódios para o canal GNT. Atuou como jurada no VIII Taller de Guion no XI Bolivia Lab e é ganhadora de diversas premiações, como a de Melhor Documentário Brasileiro do FEMINA (Festival Internacional do Cinema Feminino) por “Memórias Clandestinas”.

Atualmente está finalizando o documentário “As cores que habitamos” e teve o roteiro para o longa-metragem de ficção “Religare” selecionado pelo MINC e premiado pelo Bolivia Lab e Lab Visões Periféricas.
Links para os filmes

A história do lixo
(MG/SP, 1991, 4', classificação indicativa livre)
Curta experimental de temática ambiental;

Memórias Clandestinas
(SP, 2004, 70', classificação indicativa livre)
Relatos contundentes de Alexina Crespo, primeira esposa do líder das Ligas Camponesas Francisco Julião;

Bolhas de sabão desmancham no ar
(MT, 2011, 20', classificação indicativa 12 anos)
Filme realizado em Cuiabá, com participação do ator e teatrólogo Amir Haddad;

Licor de pequi
(MT, 2016, 15'39'', classificação indicativa livre).
Filme realizado em locações no Centro Histórico de Cuiabá e protagonizado por Lúcia Palma, Luana Costa e Flor Leite.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet