Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
19:33:52
informe o texto

Notícias / Literatura

04/04/2022 às 12:10

Reedição do livro de Dunga Rodrigues, é lançada nesta segunda em sarau

Será no Cine Teatro, a entrada é gratuita e evento terá show de Nico e Lau e de Pescuma, Henrique e Claudinho

Priscila Mendes

Reedição do livro de Dunga Rodrigues, é lançada nesta segunda em sarau

Foto: Arquivo pessoal

O Cine Teatro Cuiabá recebe, nesta segunda-feira (4), às 19h, o lançamento da reedição do livro “Marphysa”, de Dunga Rodrigues, com entrada gratuita. A noite será um sarau lítero-musical e conta coma apresentação da dupla Nico e Lau e do trio Pescuma, Henrique e Claudinho.

O livro faz parte da ampla obra da escritora, jornalista, cronista e musicista, considerada uma das mulheres mais importantes para a cultura cuiabana.

“Marphysa” foi apresentado pela primeira vez em 1981 e as edições foram esgotadas. A Associação Mato-grossense de Letras relançou o livro que se esgotou novamente. Agora, a reedição nacional, de iniciativa do Senado Federal, terá ampla tiragem e ficará no acervo da editora do Senado.

A iniciativa da reedição foi do curso de P
ós-graduação em Literatura da Unemat, por meio da coordenadora Walnice Vilalva que, apósa autorização da família, conseguiu articulação na editora junto aosenador Wellington Fagundes (PL-MT). O livro conta com a apresentação crítica do escritor Eduardo Mahon.

“Dunga agora é uma escritora nacional”, pondera Mahon, que acrescenta: “Transcender fronteiras e circular com esse timbre é o que buscamos. A literatura brasileira produzida em MT vai ter na Dunga uma embaixatriz”.

O livro retrata os costumes de Cuiabá no início do século XX e os conflitos entre as tradições e costumes e uma sociedade pré-industrial, marcada por uma vida mais agitada e por um novo modelo de consumo. Em outras palavras, refere-se a uma sociedade em transição.


O lançamento conta com o apoio da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), da Secretaria Municipal de Cultura de Cuiabá, da Cia Cena Onze, da Unemat e do Conservatório Musical Dunga Rodrigues.
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet