Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
05:38:05
informe o texto

Notícias / Música

08/04/2022 às 10:20

Cuiabá 303 anos: Para comemorar, dê o play na nova música autoral cuiabana

O Entretê selecionou alguns dos artistas da tão diversa produção musical local, que se expressam pelo reggae, rock, MPB e muito mais

Paulo Henrique Fanaia

Cuiabá 303 anos: Para comemorar, dê o play na nova música autoral cuiabana

Karola Nunes

Foto: Reprodução Instagram

Chegou o aniversário de Cuiabá! São 303 anos de muito calor, alegria, Maria Isabel com farofa e banana e, claro, muita cultura!

Se pensarmos em música cuiabana, por exemplo, sempre lembramos do siriri, do cururu, do rasqueado e o lambadão. Mas a nossa cultura musical vai muito além disso.

E, para comemorar os 303 anos da capital, o Entretê! separou 10 artistas da grande Cuiabá que representam a nova música regional. Aqui você vai encontrar de rock, passando pelo reggae, MPB, trap e até mesmo rock dançante! É bom destacar, todavia, que há tantos outros nomes importantes, mas não caberiam numa lista, tamanha a riqueza da produção local.

Girandeira – Caju

Música autoral da cantora, compositora e rabequeira Laura Paschoalick, a Caju. Girandeira é um mix fantástico de culturas que vão desde as raízes sertanejas misturando a rabeca, o mocho cuiabano, pandeiro de couro, triângulo e viola caipira. O clipe foi gravado em Chapada dos Guimarães e é um espetáculo para os olhos!



Às vezes – The Xomanos

Banda autoral cuiabana, The Xomanos toca o mais puro rock and roll. O grupo está fazendo o maior sucesso Brasil afora, especialmente depoisque foi destaque nacional no gênero “Pop/Rock”na maior plataforma de artistas independentes do país, o Palco MP3. Famosos pelas guitarras poderosas do disco “Tchega Mais”, neste clipe, o grupo lança uma versão acústica com direito a piano e uma produção caprichada.



Nada Além do que Sou – João Abrantes

No melhor estilo “um banquinho e um violão”, João Abrantes lançou em fevereiro deste ano o incrível EP “Nada Além do que Sou”. João tem uma voz poderosa e a letra da música reflete toda a agonia, angústia e pressão que a comunidade LGBTQIA+ sente em relação à sociedade opressora em que vivemos.



Telefone na Cara – Imitáveis

Lá por 2008, uns caras de terno preto, tênis e tocando um rock no melhor estilo “Jovem Guarda” chamaram a atenção do público cuiabano. Surgia aí os Imitáveis, banda que toca um rock dançante impossível de ouvir sem mexer os pés e tirar o broto para dançar. Os caras já foram finalistas do SWU Brasil, se apresentaram no Circo Voador, no Rio de Janeiro, e tiveram dois clipes na programação nacional da MTV Brasil.



Igor Lima Percushow – AfroCuiabá

Igor Lima conseguiu algo incrível: misturou siriri, cururu, lambadão, percussão, ritmos africanos, trap e hip-hop. Dessa salada musical surgiu AfroCuiabá, uma música que entra nos ouvidos, bate na cachola e volta com uma energia super legal!



Sair Por Aí – Pedro Cardoso e Natália Terra

Música no melhor estilo “good vibes”, com as vozes maravilhosas de Pedro Cardoso e Natália Terra. O clipe é um espetáculo à parte, com cenas lindas e divertidas de um passeio em Chapada dos Guimarães!



Vida de Teimosia – Estela Ceregatti

Falar da cantora e compositora Estela Ceregatti é falar da poesia e da música em seu estado mais puro! Vida de Teimosia” integra o repertório do segundo disco da cantora, “TERRA Força Mulher, que está em produção. A música tem uma levada de samba e a letra traz uma mensagem de nunca desistir e sempre se reerguer dos percalços da vida.



Pacha Ana – Orgulho

Sendo a primeira mulher a gravar um disco de Rap em Mato Grosso, é inegável dizer que Pacha Ana é histórica!

Orgulho” é uma música poderosa, com uma letra de arrepiar, uma batida incrível e com a voz forte de Pacha, mostrando toda a força da mulher cuiabana, que não foge da batalha, está sempre na correria e é cheia de atitude!



Chorar – Karola Nunes e Pacha Ana

Passeando pelo reggae, MPB e rock, Karola Nunes tem letras super legais e que botam pra pensar! A lista é grande separamos para vocêo incrível clipe de “Chorar”.



Engano – Izafeh

Brilhando na ponte "Cuiabá- Várzea Grande"temos a pequena gigante Izafeh, cantora que está encantando o público com a voz doce, a presença de palco marcante e as composições fantásticas, que até nos enganam sobre a pouca idade que ela tem. Aqui você vai ouvir Engano, mas já tem um EP inteiro nas plataformas de áudio para você curtir.Izafeh, voa alto!
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Marcio 08/04/2022 às 00:00

    Faltou som aí nessa playlist: https://www.youtube.com/channel/UCIV96BJS-6quzIprM9zS_7A Banda Lynhas de Montagem. Ouçam em volume máximo.

 
Sitevip Internet