Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
09:04:48
informe o texto

Notícias / Gastronomia

14/04/2022 às 15:22

Não comprou o ovo de Páscoa ainda? Confira estas dicas e tendências

O Entretê traz opções criativas, inclusivas e econômicas para presentear com chocolates

Priscila Mendes

Não comprou o ovo de Páscoa ainda? Confira estas dicas e tendências

Foto: Divulgação

Você não abre mão de presentear com ovos de chocolate na Páscoa, mas ainda não comprou? O Entretê separou algumas dicas e algumas tendências deste ano, para além do “passar no mercado e comprar”. Confira.

Opções veganas

Cuiabá tem empreendedores da linha vegana, a exemplo da Veganeira, que recebe encomendas até esta quinta-feira (14) pelo telefone (65) 98150-3353 ou pelo Instagram@veganeir.a. Os ovos de chocolate têm 500g e saem no valor de R$ 99. São feitos com açúcar orgânico, chocolate vegano e os recheios são à base de castanha de caju.

Os sabores são ‘Ovo de Pão de Melado’ (casca de chocolate, recheio de doce de leite vegano artesanal, bolo de cacau e especiarias, finalizado com ganache de chocolate); ‘Ovo de Compota de Morango e Mousse Intenso de Chocolate’ (casca de chocolate, recheio de mousse de chocolate 70% cacau, compota de morango artesanal, finalizado com ganache de chocolate); e ‘Ovo de Cookies e Brigadeiro’ (casca de chocolate, recheio de brigadeiro branco com pedaços de cookies de baunilha c/ gotas de chocolate e brigadeiro tradicional).

A Casa Mel Doces @casamel.doces e a Raposa Vegana @raposavegana também têm opções. Quem quiser só passar e comprar, a Cacau Show lançou um ovo este ano.

Dietas restritivas

As marcas têm lançado ovos de chocolate nas opções sem açúcar, sem glúten ou sem lactose para pessoas com alguma restrição alimentar. Dietéticos, de alfarroba, de soja, ou com 70% de cacau, os chocolates especiais também são opções mais saudáveis.

O ovo de alfarroba, uma fruta semelhante ao cacau, é uma opção para quem tem intolerância à lactose, alergia a cacau ou é diabético. Mas os diabéticos precisam tomar cuidado e observar o rótulo, porque, para tornar o chocolate mais saboroso, alguns fabricantes misturam açúcar mascavo à massa.

Para os diabéticos, também há os chocolates com 70% de cacau, para consumir com moderação. Isso, porque o chocolate diet é muito gorduroso, já os com 70% de cacau têm pouco açúcar e menos gordura em comparação aos dietéticos. Quanto mais cacau, menos açúcar.

Mas os celíacos precisam prestar bastante atenção nos rótulos, porque nem todos os ovos especiais são isentos de glúten.

Lojas conhecidas como Kopenhagen e Cacau Show têm opções de ovos 70% cacau. A Nestlé também tem disponível o ovo Classic Diet.

A Lugano Chocolateria, com loja no shopping Estação Cuiabá e Várzea Grande, tem um ovo de chocolate, de 200g, sem lactose e sem açúcar, no valor de R$ 69,90. Mas não é vegano, pois é feito de leite sem lactose. Opções veganas na loja são barrinhas de chocolate feito com bebida à base de soja.

Dicas sustentáveis

Uma postura sustentável engloba ações de valorização local e regional, bem como atitudes menos agressivas para o meio ambiente.

Além de você comprar de pequenos negócios locais ou microempreendedoras, fortalecendo a economia local, você também pode também observar os rótulos e preferir as indústrias que utilizam de cacau brasileiro. Há produções de cacau aqui em Mato Grosso, no Pará, em Rondônia, no Amazonas, na Bahia, em Minas Gerais e no Espírito Santo.

Você também pode optar por elementos afetivos ou embalagens recicladas. Que tal escolher alguma caneca de sua coleção, exercitar o desapego, rechear com bombons, embalar e presentear? Ou um belo presente a partir de um vidro de palmito ou uma lata de leite em pó, devidamente higienizada, recheada com chocolates diversos e decorada? O reuso, além de sustentável, é econômico. Use a criatividade

Para economizar, faça você mesmo

Se você não tem talento para fazer o ovo de chocolate e quer tentar uma solução no ‘faça você mesmo’, confira algumas opções utilizando bombons e chocolates:

Ovo de Páscoa transparente com bombons: Você vai precisar de duas daquelas formas de acetato para cortá-las, deixando apenas a parte oval e uma pequena borda. Após, recheá-las com bombons, unir as duas formas com fita adesiva e finalizar com plástico celofane e fita. Os materiais são mais baratos em lojas varejistas de confeitaria, a exemplo da Sorpan e da Casa do Sorveteiro.

Achou trabalhoso? Escolha uma embalagem pronta, como uma caixinha ou um pote de plástico, coloque os bombons e finalize com o plástico celofane e a fita. Já sabe, né? Para economizar, procure lojas de materiais para confeiteiro. Dá para fazer um presentão ou várias lembrancinhas.

Decorar ovos para as crianças

Que tal estimular a criatividade dos pequeninos e ainda economizar? Bem distante de ovos que carregam algum personagem da atualidade, você pode escolher um produto de boa qualidade com embalagem de qualquer estampa, retirar do celofane e montar um kit, em uma caixa, com outros doces para decorar, como bombons, chocolates coloridos e brigadeiro de colher.



Bentô-ovo

A tendência do bentô cake chegou aos ovos de chocolate. Além dos já conhecidos ovos de colher, ovos recheados de bolos, as confeiteiras de Cuiabá e região estão transferindo a cobertura branca com frases divertidas e o bonequinho-meme para a Páscoa.

Algumas das empreendedoras cuiabanas que estão oferecendo o bentô-ovo são a @cuiabaneria e a @fadadocess.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet