Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
08:18:19
informe o texto

Notícias / Literatura

20/04/2022 às 15:38

Livro que homenageia a quilombola Justina é lançado nesta quinta

Obra compõe o projeto 'As Mãos Beneditas de Justina' e será apresentada em encontro de agroecologia no Quilombo de Mata Cavalo

Priscila Mendes

Livro que homenageia a quilombola Justina é lançado nesta quinta

Foto: João Almeida

A mestra da Cultura Justina Ferreira da Silva, quilombola da comunidade Mutuca, do Quilombo de Mata Cavalo, receberá o terceiro registro de seus saberes e suas vivências: o lançamento do livro ‘Ubuntu Justina’, nesta quinta-feira (21), às 16h, durante o Encontro ‘Mulheres Quilombolas e Agroecologia’, a ser realizado na associação da comunidade.

O livro é organizado por Silviane Ramos, Gilda Portela e Laura Silva, filha da homenageada, com relatos das memórias femininas quilombolas e narrativa fotográfica pelo olhar de João Almeida, e é publicado pela editora Entrelinhas.

A obra compõe o projeto transmídia ‘As Mãos Beneditas de Justina’, contemplado pelo edital Conexão Mestres da Cultura, da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT), com recursos da Lei Aldir Blanc. Além do livro, já havia sido lançado, em 2021, um documentário de mesmo nome e uma exposição fotográfica virtual, registrando a sabedoria do cozinhar e do alimentar.

“A realização e a composição desse livro se deram como aprendemos em quilombo: no coletivo! [...] As mãos Beneditas de Justina, que conduziram à concretude de registrar as memórias, permitiram acessar lugares sagrados, por meio dos alimentos preparados por ela, apresentando com sua sabedoria os muitos caminhos de uma mulher negra do quilombo do Mutuca. Aqui, em registros fotográficos, temos um pouco do percurso do projeto e para além, porque o quilombo é isso, Ubuntu!”, registrou emocionada Silviane Ramos.

A organizadora também pontuou que, ao garantir o protagonismo dos quilombolas na elaboração do livro, “há um pouquinho de cada um e uma parte de todo mundo desse universo chamado Mutuca”.

O lançamento será na Associação da Comunidade Negra Rural Quilombo Ribeirão da Mutuca (Acorquirim), localizada no Território do Mata Cavalo, na rodovia MT060, KM 26, município de Nossa Senhora do Livramento.

Assista abaixo ao documentário As Mãos Beneditas de Justina e acesse a exposição fotográfica no site da Acorquirim - Galeria Mãe Rosa.



Sobre o Encontro ‘Mulheres Quilombolas e Agroecologia’

O Encontro reunirá mulheres de comunidades quilombolas que desenvolvem práticas tradicionais e agroecológicas de produção de alimentos saudáveis e adotam ações para conservação da biodiversidade em seus territórios.

A agroecologia é um movimento e prática que já integra os saberes ancestrais das comunidades quilombolas, protagonizada principalmente pelas mulheres nos próprios territórios.

A atividade compõe a preparação para o Encontro Nacional de Mulheres Negras e Indígenas da Agroecologia, que será realizado em junho, no Maranhão.

Para Fran Paula, engenheira agrônoma, educadora e uma das organizadoras da atividade, o encontro visa promover um intercâmbio entre as mulheres sobre a importância da agroecologia e, ao mesmo tempo, debater como o racismo ambiental e estrutural tem afetado a vida dessas mulheres e de seus territórios.

Laura Silva, quilombola e representante da Coordenação Nacional de Articulação de Quilombos em Mato Grosso (Conaq/MT), reforça que as mulheres quilombolas são detentoras de saberes, prática e que a Agroecologia está presente no cotidiano das comunidades quilombolas, nos cultivos e sistemas alimentares.

O evento é promovido pela Acorquirim e outras organizações integrantes do Grupo de Trabalho Mulheres da Articulação Nacional de Agroecologia (Ana) e do Grupo de Intercâmbio em Agroecologia de Mato Grosso.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet