Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
17:46:17
informe o texto

Notícias / Cinema

20/04/2022 às 17:40

Nico e Lau lançam documentário e fazem show de humor com entrada solidária

Atores são legitimados mestres da cultura e apresentam trabalhos neste sábado, no Cine Teatro Cuiabá

Priscila Mendes

Nico e Lau lançam documentário e fazem show de humor com entrada solidária

Foto: Luiz Henrique Menezes e Raphael Menezes

Quando você pensa em humor cuiabano e respeito ao linguajar regional - o cuiabanês - certamente virá à sua mente dois nomes: Nico e Lau. Os intérpretes, respectivamenteLioniê Vitório eJustino Astrevo, são incontestes representantes da identidade mato-grossense, portanto, mestres da Cultura.

E a
trajetória artística da dupla foi registrada pelo filme‘Mestres da Cena’, a ser lançado neste sábado(23), às 20h, no Cine Teatro Cuiabá, com entrada solidária: dois quilos de alimentos não perecíveis. A exibição contará ainda com um show dos personagens de humor, o ‘Remedeia Com O Que Tem’.

Com 40 minutos de duração, o filme integra o projeto multimídia selecionado pelo edital Mestres da Cultura, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), financiados com recursos da Lei Aldir Blanc.

O documentário narra a história por trás dos personagens, falando sobre a vida, obra e legado deJustino Astrevo e Lioniê Vitório, desde a iniciação nas artes, passando pela formação e principais influências, até suas contribuições no desenvolvimento artístico atual fora dos palcos.

Em ‘Remedeia Com O Que Tem’, Nico e Lau fazem uma viagem no tempo resgatando os causos do início da carreira até chegar na fase atual de grande apelo popular. O espetáculo de uma hora de duração acontece logo após a exibição do filme, trazendo histórias, performances e música.

A união dos dois projetos compõe o 4º Quero Mais Cultura, patrocinado pelo Governo de Mato Grosso, por meio de emenda parlamentar.

Lioniê Vitório e J. Astrevo: Mestres da Cultura

Além do trabalho humorístico‚ os atores Lioniê Vitório e Justino Astrevo são admirados também pela valiosa contribuição em preservar e difundir a cultura mato-grossense. Para se consolidar no mercado das artes cênicas, os artistas acumulam décadas de dedicação ao teatro, antes mesmo da criação das personagens Nico e Lau.

Lioniê Vitório, o Nico, é mato-grossense de Santo Antônio de Leverger. Formado em Artes e pós-graduado em Patrimônio Cultural, começou sua carreira artística em 1986, no Grupo Ânima de Teatro, na antiga Escola Técnica Federal de Mato Grosso‚ hoje IFMT.

Justino Astrevo de Aguiar, o Lau‚ nasceu em Cuiabá. Roteirista‚ diretor e ator, é formado em Letras e possui pós-graduação em Planejamento e Gestão Cultural. Sua carreira artística teve início em 1980, quando fundou o Grupo Folhas de Teatro.

Foi em 1989 que os artistas passam a trabalhar juntos na Companhia Folhas Produções‚ quando montaram diversos espetáculos e circularam por festivais das grandes capitais brasileiras. A atuação da dupla ajudou no desenvolvimento do cenário que tornou possível a existência de tantos outros valorosos profissionais do teatro mato-grossense atual.

Com a criação dos personagens Nico e Lau, em 1995, a dupla se tornou referência em empreendedorismo cultural, por quebrar paradigmas no fazer cênico com performances transmidiáticas. Dos palcos dos teatros‚ publicidade‚ CDs, DVDs, livros, revistas em quadrinhos‚ e filmes, os personagens ultrapassam os limites do fazer teatral, alcançando o público por meio de música, cinema e televisão.

Além do documentário, o projeto prevêm uma exposição virtual sobre os artistas, disponível no site www.nicoelau.com.br. O proponente da iniciativa éMatheus de Luca, produtor cultural.

Ficha técnica do documentário 'Mestres da Cena'
Uma homenagem de Matheus de Luca aos mestres da cultura J. Astrevo e Lioniê Vitório

Realização:Nico e Lau Produções,QaQ Filmes,CALM
Direção:Luiz Marchetti
Montagem, edição e fotografia:Keydson Barcelos
Argumento e pesquisa:Matheus de Luca
Consultoria e atuação: J. Astrevo eLioniê Vitório
Produção executiva:Daniela Arantes
Making of:Luiz Henrique Menezes eRaphael Menezes
Designer e comunicação visual:Fred Gustavos
Produtora:QaQ Filmes
Câmera:Onildo Cruz Filho
Assistente de câmera 1 e iluminação:José Siqueira Silva
Produção de set:Priscila Pires

Atuação e encenação:Samuel Garcia Benedetti,Cristian Gabriel de Souza Silva,Anthony Gabriel Aguiar e Santo eMaria Neves Nogueira
Auxiliares administrativos:Elaine Fogaça eDemétrio Arruda
Participações especiais:Juliana Capilé,Elias Neto,Hélio Pimentel,Chico Anysio,Mara Ferraz,Dick Marques,Romeu Benedito,André D’Lucca,Eduardo Butakka,Maurício Ricardo,Pedro Manso,Michele Dhiel,Ivan Belém,Wanda Marchetti eEloá Pimenta

Serviço
Documentário sobre Nico e Lau "Mestres da Cena" e show de humor "Remedeia Com O Que Tem"
Data: Sábado (23), às 20h
Local: Cine Teatro Cuiabá
Entrada: 2 kg de alimentos não perecíveis
Mais informações: (65) 3627-1244 / (65) 9 9975-5513 / ou site nicoelau.com.br
Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet