Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
14:28:32
informe o texto

Notícias / Variedades

23/04/2022 às 09:40

Agências de publicidade de MT ganham FestVídeo em categoria nacional

A Soul Propaganda levou o ouro em campanha bem humorada e a Renca, a prata com vídeo sobre os riscos da covid-19

Entretê

Agências de publicidade de MT ganham FestVídeo em categoria nacional

Foto: Captura de tela

Duas agências de publicidade cuiabanas foram premiadas no FestVídeo, na categoria Filme Capital, voltada para agências independentes sediadas nas capitais brasileiras. Esse é um dos mais respeitados prêmios publicitários do país, realizado pela Associação dos Profissionais de Propaganda de Ribeirão Preto (APP Ribeirão).

A Soul Propaganda conquistou o ouro, com a campanha feita para a Laser4U, que utilizou do humor com inteligência para reposicionar a marca no mercado. Já a Renca ficou com a prata, com o vídeo Emergir, criado para a Prefeitura de Cuiabá, que fala sobre os riscos da covid-19.

“Hoje em dia é muito difícil atrair a atenção das pessoas, na TV, e na internet nem se fala, os primeiros segundos são importantes para convencer as pessoas a comprar um serviço, e a gente seguiu nessa linha do humor, que é um dos caminhos mais difíceis de acertar, e o retorno foi fantástico”, comemorou o
diretor da Soul Propaganda, o publicitário Alvaro de Carvalho.

Aureliano Ramos, diretor executivo de criação da Soul, explica que a campanha quis mostrar que a empresa oferece um método de depilação que serve para qualquer tipo de pessoa. A partir daí, a equipe usou fofas, para passar a mensagem de que o excesso de pelos é algo muito vantajoso para algumas espécies, menos para os humanos. “A gente trouxe essa linguagem para o urso e para a lhama e tem um ponto chave: a campanha tem um apelo cômico, porém tomamos o cuidado de dosar isso para que não ficasse caricata, ao ponto de o público se ofender”, explica.



Sócio-diretor da Renca, João Barros, por sua vez, falou do desafio de criar um conteúdo no auge da pandemia voltado à conscientização da população sobre as medidas de prevenção da covid-19. “Naquela época, as vacinas ainda não estavam massificadas e era o ápice da segunda onda. Todo dia era um novo e triste recorde de fatalidades em nosso país. Diversas campanhas sobre conscientização bombardeavam diariamente os meios de comunicação”, explica.

João explica que esta foi a “primeira provação”, porque era preciso criar algo diferente e que fizesse o público se questionar sobre suas atitudes. Em seguida, foi preciso encontrar informações verdadeiras e “pesadas” sobre os casos de covid-19 no país. “Foi então que nos deparamos com uma pesquisa internacional de um renomado editorial médico dizendo que no Brasil, a cada dez pessoas intubadas por covid-19, apenas duas sobreviveram. E esses mesmos sobreviventes afirmavam que um dos sintomas mais terríveis da doença, a falta de ar, momentos antes da intubação, era semelhante a estar se afogando”, revela.

O insight nasceu dessa associação: apresentar dez pessoas lutando desesperadamente por oxigênio em um ambiente submerso (remetendo à falta de ar da doença) e, no final, mostrar apenas dois sobreviventes (remetendo a alta taxa de mortalidade do vírus). A produção foi realizada com a Plano B, uma produtora mato-grossense, e foi necessária uma grande estrutura para as filmagens, chegando a utilizar a piscina do Corpo de Bombeiros e cinegrafistas especialistas em filmagens submersas.



João e Aureliano destacam que, além da relevância do prêmio, ter duas agências cuiabanas com os dois primeiros lugares mostra a capacidade do mercado local na Publicidade.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet