Cuiabá, sábado, 20/04/2024
05:00:11
informe o texto

Notícias / Literatura

23/04/2022 às 18:00

Dia Mundial do Livro: veja seis dicas para incentivar o hábito da leitura na infância

Confira, ainda, três dicas de livros para ler com a garotada

Entretê

Dia Mundial do Livro: veja seis dicas para incentivar o hábito da leitura na infância

Foto: Katia Ribeiro Souza

Neste dia 23 de abril, é celebrado o Dia Mundial doLivro, definido em 1995 pelaOrganização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). No país, 52% da população é composta de leitores, que são aqueles que leram umlivrointeiro ou parte dele nos últimos três meses, segundo a 5ª edição da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil.

No entanto, o estudo revela uma queda de 4% neste número entre 2015 e 2019, sendo que a única faixa que apresentou crescimento foi referente às crianças de cinco a dez anos, que passou de 67% para 71% no período.

O professor Reginaldo Monteiro, do Itinerário Formativo de Comunicação Oral e Escrita das Escolas Luminova, comenta a importância do hábito da leitura ser incentivado pela escola em conjunto com a família desde os primeiros anos da criança.

“A primeira infância é crucial para o desenvolvimento das habilidades de linguagem do ser humano e a leitura é uma das principais aliadas nesse processo.Livrosde histórias são capazes de tornar os pequenos mais extrovertidos e atentos às emoções das pessoas com as quais convive. Além disso, por meio das histórias é possível desenvolver a empatia, pois o leitor se coloca no lugar dos personagens”, comenta.

Reginaldo separou algumas dicas para os pais ajudarem os filhos neste processo:

– Converse e demonstre interesse pelas leituras que as crianças estão realizando;

– Faça leituras com os filhos;

– Dedique um tempo e proponha uma meta para ler;

– Relacione os interesses da criança com a leitura;

– Use a tecnologia como aliada;

– Vá com os filhos às bibliotecas, livrarias e espaços de leitura.

O ato de ler para os filhos reforça o vínculo com os pais, estimula a criatividade e a linguagem, além de auxiliar no processo de alfabetização.

Para os pequenos leitores, o professor da Luminova também separou três indicações delivrosem português:

1 - “Quando eu era pequena”, de Adélia Prado
É uma narrativa que aborda as recordações da infância, um tema que costuma agradar as crianças.

2 - “Sulwe”, de Lupita Nyong’o
Baseada na vida da própria autora, a personagem Sulwe tem a pele mais escura que a de seus pais e irmã e tudo que ela queria era poder clareá-la. Para isso, testa ideias mirabolantes, até descobrir que é especial e única.

3 - “O urso que não era”, de Frank Tashlin
É uma obra que conversa com todas as infâncias e com adultos também. Promove o pensamento crítico e a reflexão, além de não subestimar a inteligência do pequeno leitor.

Da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet