Cuiabá, sábado, 20/04/2024
02:51:49
informe o texto

Notícias / Literatura

24/04/2022 às 16:48

Semana da Literatura em Tangará recebeu Luciene Carvalho, Eduardo Mahon e Stéfanie Sande

Encontro reuniu centenas de adolescentes em bate-papo literário

Entretê

Semana da Literatura em Tangará recebeu Luciene Carvalho, Eduardo Mahon e Stéfanie Sande

Foto: Reprodução / Facebook

Tangará da Serra recebeu, nessa semana, o primeiro encontro literário, que lotou o Centro Cultural Pedro Alberto Tayano Filho. O evento, organizado por professores dos campi de Institutos Federais de Mato Grosso, fez parte da Semana da Literatura de Mato Grosso e recebeu três autores do projeto Literamato 2: Luciene Carvalho, Eduardo Mahon e Stéfanie Sande.

O projeto Literamato II, sob a coordenação de Walnice Vilalva, é um projeto de difusão da literatura brasileira produzida em Mato Grosso, iniciativa daAssociação Mato-grossense de Inclusao Sociocultural (Amiscim), mediante emenda parlamentar estadual. Nessa segunda edição, foram distribuídos dez mil livros nas escolas públicas de Mato Grosso.

No primeiro encontro literário de Tangará da Serra, estavam em pauta as obras “Na pele”, de Luciene Carvalho, “Inclassificáveis”, de Eduardo Mahon, e “Virgínia”, de Stéfanie Sande.

O escritor e advogado Eduardo Mahon frisa a importância do movimento de interiorização da literatura produzida em Cuiabá. "Particularmente, eu me senti muito feliz. Uma coisa é você ser discutido por quatro ou cinco trabalhos. E outra coisa muito diferente é você ser lido por 600, mil, mil e quinhentas pessoas. É muito diferente. A literatura está ganhando um status que a gente buscava há muitos e muitos anos. Um reconhecimento muito bonito”.

Para a escritora Luciene Carvalho, "parece que os deuses da literatura celebraram aquele encontro. Os escritores deram o seu melhor. E a plateia… quanta entrega! Quanta alegria de estar ali. Para além da literatura até. Para além. É uma construção que floresceu.

A caçula do trio de escritores, ajornalista Stéfanie Sande, comentou o impacto de ver a obra sendo discutida por tantas pessoas. "Quando a professora Walnice me convidou para o encontro, aceitei com prazer e não pensei muito sobre o assunto. Foi só quando entrei no centro cultural lotado de adolescentes que entendi a magnitude do projeto. Pedi licença e corri para o banheiro, onde tive que respirar fundo não sei quantas vezes. Fiquei nervosa. Quando subi no palco ao lado de Luciene Carvalho e Eduardo Mahon, vi aquele mar de rostos nos olhando de volta. É difícil descrever essa sensação”.

O projeto Literamato II selecionou dez títulos publicados pela editora Carlini e Caniato, para distribuição gratuita nas escolas públicas do estado. São elas: “Na pele”, de Luciene Carvalho, “Virgínia”, de Stéfanie Sande, “Inclassificáveis”, de Eduardo Mahon, “Festa”, de Aclyse de Matos, “Já não podem ser amanhã”, de Ângela Coradini, “Fantasma da Vila Maria”, de Agnaldo Rodrigues, “Acordes para uma menina cantar”, de Marilza Ribeiro, “Aldrava”, de Edson Flávio Santos, “Jardim dos ossos”, Marli Walker e “O segredo de Marguerite”, de Luck P. Mamute.

Com assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet