Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
03:07:52
informe o texto

Notícias / Cinema

25/04/2022 às 14:10

Natalino Ferreira Mendes é homenageado em documentário exibido no Cine Teatro Cuiabá nesta terça

Filme de Leonardo Sant’Ana integra projeto contemplado no Edital Mestres da Cultura

Leiagora

Natalino Ferreira Mendes é homenageado em documentário exibido no Cine Teatro Cuiabá nesta terça

Foto: Divulgação

Recordações e histórias em torno do poeta, jornalista, historiador e memorialista cacerense Natalino Ferreira Mendes (1924-2011) são apresentadas no documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura”, dirigido por Leonardo Sant’Ana, que terá exibição presencial no Cine Teatro Cuiabá nesta terça-feira (26), a partir das 19h30, com entrada gratuita. A sessão integra o projeto “Encontros com Cinema” e a agenda de comemorações dos 80 anos da abertura do Cine Teatro Cuiabá. Uma performance musical do pianista Arthur Scharneski precede a exibição do filme. Classificação indicativa livre.

O documentário é produzido pela Terra do Sol Filmes e faz parte de projeto contemplado no Edital Mestres da Cultura, promovido pela Secretaria de Esporte, Cultura e Lazer de Mato Grosso (Secel/MT) no contexto da Lei Aldir Blanc em Mato Grosso. Além do documentário, o projeto possibilitou a publicação, em dois volumes, pela Editora Carlini & Caniato, da obra “Fragmentos da história cultural de Cáceres e outros fios da memória”, bem como o desenvolvimento, por Umberto Magalhães, do site www.natalinoferreiramendes.com.br, onde pode ser acessado o conjunto da obra de Natalino Ferreira Mendes, com downloads gratuitos, além de outros materiais que compõem a trajetória pessoal e profissional do Professor Natalino, como era carinhosamente conhecido o homenageado.

De acordo com Olga Maria Castrillon Mendes, filha de Natalino e produtora executiva do projeto, “o incentivo público trouxe a oportunidade de concretização de uma ideia que tomou forma com apoio de professores das Escolas Públicas, da Unemat e dos companheiros da Academia Mato-Grossense de Letras e dos Institutos Históricos de Cuiabá e de Cáceres, instituições das quais o homenageado fez parte, tanto como associado como incentivador”. O documentário teve lançamento oficial em Cáceres, no mês de fevereiro.

Pioneiro ao tratar de obras sobre a história de Cáceres, Natalino tem sua vida unida à vida da Princesinha do Pantanal, apelido pelo qual Cáceres é conhecida. Ferreira Mendes escreveu sobre a cidade em prosa e verso, além de possuir uma folha de serviços prestados à educação, ao poder público e à comunidade cacerense. O conjunto de sua obra constrói um panorama histórico e sócio-cultural de significativo valor documental e memorialista, colocando Cáceres no macrossistema de representação nacional e internacional.

A exibição de “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura” é realizada em parceria entre Cine Teatro Cuiabá, Academia Mato-grossense de Letras, Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso, Instituto Histórico e Geográfico de Cáceres, Lei Aldir Blanc em Mato Grosso, Secel/Governo do Estado de Mato Grosso, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura e Governo Federal.

Serviço
Exibição do documentário “Natalino Ferreira Mendes: Mestre da Cultura”.
Terça-feira (26), a partir das 19h30.
Cine Teatro Cuiabá - Entrada gratuita

Com Informações da assessoria
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet