Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
11:30:11
informe o texto

Notícias / Diversidade

27/04/2022 às 16:00

Prêmio Jejé de Oyá é nesta sexta e conta com diversas apresentações artísticas

Reconhecimento a personalidades negras da Baixada Cuiabana será no Cine Teatro Cuiabá

Priscila Mendes

Prêmio Jejé de Oyá é nesta sexta e conta com diversas apresentações artísticas

Foto: Montagem: Entretê

A entrega da primeira edição do ‘Prêmio Jejé de Oyá', iniciativa que homenageia personalidades negras da Baixada Cuiabana, será nesta sexta-feira (29), às 19h, no Cine Teatro Cuiabá, com entrada gratuita. Serão homenageados cinco personagens negros de destaque e serão premiados dez nomes representativos nas respectivas áreas sociais.

O prêmio, realizado pela parceria entre a Academia de Artes Bemtivi, o Instituto Cultural Casarão das Artes e a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), é inspirado em Jejé de Oyá, uma das figuras mais conhecidas e irreverentes da cultura cuiabana, que marcou época como símbolo da luta contra o preconceito racial e sexual. Jejé é considerado o precursor do colunismo social em Cuiabá.

A edição 2022 homenageia cinco personagens negros de destaque na Baixada Cuiabana: o capoeirista Mestre Ray Kintê; a empreendedora cultural gastronômica Dona Eulália; a professora e escritora Jacy Proença; o presidente da Unimed-Cuiabá, Rubéns Carlos de Oliveira Júnior; e a sambista Semites Marques.

Serão premiados, nesta primeira edição, dez pessoas ou instituições negras de grande relevância social nas diferentes áreas de atuação: Xomano que Mora Logo Ali (Mídias Sociais), Romilson Dourado (Comunicação e Jornalismo), Luciene Carvalho (Escrita Artística), Ivan Belém (Performance artística), Helaine Magalhães (Alimentação e Gastronomia), Crisálida Cachos (Estética da identidade negra), Casa das Pretas (Impacto Social), Candida da Costa (Destaque Afrocientífico), Babu Seteoito (Artes Visuais) e Glauco Marcelo de Almeida (Performance Física).

Os dez nomes foram escolhidos por uma comissão de júri formada por cinco pessoas.

Para coroar a noite, artistas de peso, que passeiam ‘do Black Music ao Funk’: Breno Dz6, Aline Fauth, D'Santos, Bia Boreu, Dj Klebinho, Anselmo Paraba, Mc Juninho Cba, Ander Britney, Tamy Oliveira, Giselly Beathriz, PH, Wannder Henrique e Naiggaz.

Serviço
Prêmio Jejé de Oyá
Data: Sexta-feira (29, às 19h30
Local:Cine Teatro Cuiabá
Entrada gratuita
Mais informações: 65 9 9982 2854 (Bemtivi Academia de Arte)
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet