Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
16:07:05
informe o texto

Notícias / Artes

01/05/2022 às 11:00

Mostra CineCaos começa neste domingo, com lançamento presencial e 10 dias de filmes on-line

Abertura no Manga Preta Rock Store, na Praça da Mandioca, terá apresentações musicais, exibição de curtas e feiras

Priscila Mendes

Mostra CineCaos começa neste domingo, com lançamento presencial e 10 dias de filmes on-line

O filme 'Os Últimos Românticos do Mundo' será exibido no evento de abertura

Foto: Reprodução

Começa, neste domingo (1º), a 7ª edição do CineCaos, uma mostra não competitiva de produções audiovisuais de iniciativa cuiabana que exibe filmes dos gêneros horror, fantasia, ficção científica e experimentais. O festival ocorre on-line, por meio da plataforma Darkflix-Wurlax, streaming que se dedica justamente aos gêneros citados (é possível também baixar o app no celular). São 50 filmes, sendo 45 curtas-metragens e cinco longas. As obras ficam no ar até o dia 10 de maio.

Este ano, o CineCaos ainda exibirá obras sobre o cenário político e social brasileiro. Para assistir, basta se cadastrar no streaming, pesquisar por CineCaos e ver os filmes gratuitamente.

A abertura da mostra ocorre em grande estilo: neste domingo (1º), das 14h às 22h30, presencialmente, no Manga Preta Rock Store, espaço alternativo na Rua do Meio, na Praça da Mandioca.

Das 14h às 18h, ocorre a exposição itinerante de artes visuais Corpos Subversivos: Zen riq, de Chapada dos Guimarães, com performance e vídeo performance. O horário também será o lançamento dos filmes na plataforma on-line.

Serão disponibilizados os catálogos da mostra de maneira digital, com link para download. É o momento também do lançamento da Exposição de Arte Indígena – Visual Virtual. O espaço também comportará a Feira de Artesanato Indígena e a Feira de Artesanato do Bazar do Rock.

Entre as 18h e as 22h30, o Manga Preta Rock Store terá Discotegem, Literatura e Poesia, exibição de cinco filmes e programação musical com Marcio Campos, Amuletos Orgânicos e a banda Eddie Force on.

Sobre a mostra

A 7ª edição do CineCaos criou cinco área temáticas, sempre baseadas em devires: Devir-Índio, Devir-Negro, Devir-Mulher, Devir-Animal e Devir-Nômade. O objetivo foi dar visibilidade às produções que têm esses grupos socialmente vulneráveis como protagonistas. Devir, para a Filosofia, refere-se ao movimento de mudança, de transformação.

“Entendemos que a dimensão mais problemática do atual contexto brasileiro está centrada na pergunta: ‘qual o futuro das populações subalternizadas, segregadas e usurpadas de seus territórios, memórias, culturas e identidades?’ [... eleger tais devires] se dá como uma tática de abertura de espaço para as estéticas e para os pensamentos capazes de tomar a palavra e se fazerem presença como manifestação dessas populações, evidenciando estéticas comprometidas com o escavar e criar as memórias e as trajetórias dessas populações”, contextualiza a idealizadora da mostra, Eliete Borges.

O CineCaos tem apoio da MT Escola de Teatro, da Associação Cultural Cena Onze, da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), da Assembleia Social, do Teatro do Cerrado Zulmira Canavarros, da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel/MT), do Visual Virtual, da Arto Galeria e do Cine Teatro Cuiabá, além da parceria com a Darkflix.


Para saber mais, acesse @cinecaosoficial no Facebook e no Instagram.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet