Cuiabá, sábado, 20/04/2024
00:30:47
informe o texto

Notícias / Literatura

02/05/2022 às 10:48

Coletânea registra resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Direito da UFMT

Livros acompanharam trajetória histórica dos 10 primeiros anos do programa de Mestrado

Priscila Mendes

Coletânea registra resultados das pesquisas desenvolvidas pelo Direito da UFMT

Foto: Montagem: Entretê

Os dez primeiros anos do Programa de Pós-Graduação em Direito da Universidade Federal de Mato Grosso (PPGD/UFMT) ganharam uma coletânea, a fim de dar visibilidade aos resultados das pesquisas de mestrado desenvolvidas no programa. Os livros foram organizados por Felipe Rodolfo de Carvalho e Cecília de Castro Algayer e publicados pela Lumen Juris Editora. As obras podem ser adquiridas no site da editora.

Segundo os organizadores, a coletânea buscou homenagear a primeira década de história do PPGD/UFMT, fundado em 2010.

Para compor a obra mais recente, o segundo volume, dez mestres formados pelo programa revisitaram as próprias dissertações e compilaram os pontos mais importantes delas, sintetizando os argumentos centrais para registrar os resultados no livro. A proposta também foi tornar os textos mais acessíveis.

Com a coletânea, foi possível traçar um panorama histórico do conhecimento que tem sido construído pelo programa, a fim de dar visibilidade aos debates da defesa da dignidade humana, da justiça social e da proteção da natureza.

Além de artigos, o segundo volume da coletânea traz registros fotográficos cedidos por professores e ex-alunos, bem como documentos históricos do programa de Mestrado, que foram cuidadosamente guardados pelo professor doutor Valerio de Oliveira Mazzuoli.

“A análise dos resultados dessa primeira década revela o sólido comprometimento por parte do Programa e de seus docentes com uma formação acadêmica de qualidade, balizada pela ética na pesquisa e também pelas diretrizes que vêm informado a construção, no Brasil, de uma cultura jurídica humanitária e democrática. A preocupação com problemas e desafios regionais ou locais, presente em muitas pesquisas, ressalta, por sua vez, a importância da academia para a discussão de questões sociais, políticas e econômicas, bem como para a formulação de respostas, alternativas e possibilidades de atuação”, avaliam os organizadores da coletânea.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet