Cuiabá, quinta-feira, 28/03/2024
11:28:49
informe o texto

Notícias / Literatura

03/05/2022 às 16:09

Coletânea de charges do Fred vira livro; obra é registro sobre o Mato Grosso atual

O chargista do Leiagora selecionou as principais peças publicadas no portal para permitir releitura política e social de 2019 para cá

Priscila Mendes

Coletânea de charges do Fred vira livro; obra é registro sobre o Mato Grosso atual

Foto: Fred Nogueira / Leiagora

Historicamente, as charges se consolidaram como mecanismo de leitura da realidade, seja política, seja social, e como importante instrumento do Jornalismo. Inicialmente, eram publicadas em jornais impressos e, com o advento dos sites de notícias, vêm ganhando espaço também nas mídias digitais. E no Portal Leiagora não seria diferente!

Para materializar as centenas de charges do Fred publicadas no portal Leiagora desde abril de 2019, um livro com curadoria do próprio chargista acabou de sair do forno e em breve será oficialmente lançado. A obra será vendida nas livrarias por R$ 69,90 e a tiragem é de 1000 exemplares.

O livro “As Charges do Leiagora por Fred” reúne quase 300 peças selecionadas dentre as produções diárias publicadas entre abril de 2019 - quando começou a coluna - e setembro de 2021, quando o projeto começou a ser gestado. Nelas, há críticas sociais, como buracos na rua, a ‘novela’ do VLT, problemas no SUS e, claro, a covid-19 enquanto personagem.

Há também caricaturas de figuras públicas da política como o governador de Mato Grosso Mauro Mendes, o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro, o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso Eduardo Botelho, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da República Jair Bolsonaro. “Tem o contexto político, mas também tem muita crítica social de costumes. São personagens regionais e os temas são, em grande maioria, voltados para o cenário regional, com assuntos polêmicos aqui da nossa região”, contextualizou Fred Nogueira ao Entretê.

O chargista criou dezenas de personagens, muitos dos quais representando a população, como motoristas, donas de casa, médicos, Papai Noel, além de ele próprio, como integrante indignado da sociedade.

Além da coletânea das charges publicadas, que se perdem no tempo pela condição temporária de um site de notícias, a publicação traz peças inéditas, que não foram veiculadas no site por alguma prioridade editorial no dia.

Para reforçar a importância histórica da charge para o Jornalismo mato-grossense, o prefácio do livro foi escrito por um veterano da imprensa local, Eduardo Gomes de Andrade, com quem Fred trabalhou no Diário de Cuiabá desde a década de 1980. Eduardo Gomes também é autor de diversos livros em Mato Grosso. A obra foi impressa pela Ligraf Editora Gráfica.

Fred é chargista experiente, começou no jornal impresso Diário de Cuiabá em 1983, há quase 40 anos. Depois de um período fora do Brasil, volta já acompanhando a transformação da charge do impresso para o meio digital. Inclusive, ele registrou que poucos foram os sites de notícias que passaram a ter a coluna de críticas bem humoradas.

O convite para compor o Leiagora, em 2019, e produzir uma charge diariamente, veio do próprio diretor executivo do Portal, Paulo A. Palhano. “Essa é uma iniciativa deles [membros da diretoria] para fazer um resgate deste trabalho”, comenta Fred, destacando a condição da materialidade de um livro, em que é possível reunir o melhor publicado no intervalo escolhido e permitir o manuseio.

Técnica

Pode-se dizer que Fred é da velha guarda: faz a charge à mão, escaneia e depois colore em programa de computador, gerando a versão virtual para o site. “Sei de muitos colegas que fazem a charge direto no computador, mas eu ainda gosto de trabalhar assim, fazendo à mão e digitalizando depois”.
Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet