Cuiabá, sexta-feira, 29/03/2024
06:07:28
informe o texto

Notícias / Comportamento

04/05/2022 às 20:34

Star Wars Day: Conheça alguns fãs de carteirinha da Grande Cuiabá; veja fotos

De camisetas a tatuagem, os jedis locais também têm histórias com a saga Guerra nas Estrelas

Priscila Mendes

Star Wars Day: Conheça alguns fãs de carteirinha da Grande Cuiabá; veja fotos

Coleção do Beto, que ele próprio fotografou, em 4 de maio de 2020

Foto: Luiz Alberto Rodrigues Gonçalves / Arquivo Pessoal

Quatro de maio é o dia em que jedis do mundo inteiro celebram a força que os acompanha. A data comemorativa é um trocadilho em inglês: a frase mais famosa da saga Star Wars (Guerra nas Estrelas, no Brasil), “May the Force be with you”, dita pela primeira vez pelo mestre jedi Obi Wan Kenobi para Luke Skywalker, no primeiro filme lançado (Episódio IV – Uma Nova Esperança), que sonoramente parece com May the Fourth (May the 4th).

Na Grande Cuiabá, existe uma legião de fãs das três trilogias, das inúmeras séries, de spin-offs e, claro, cada jedi tem sua pequena (ou grande) coleção: camisetas, miniaturas, brinquedos, DVDs… e até enxoval. Também vale até festa de aniversário temática. Neste 4 de maio, com direito a friozinho, os guerreiros vão se aconchegar confortavelmente no sofá para ver o episódio favorito.

O publicitário e servidor público Luiz Alberto Rodrigues Gonçalves e a professora de Filosofia Alle C. Rodrigues possivelmente não se conhecem, mas, além da paixão por Star Wars, têm outra coisa em comum: nasceram no mesmo ano de surgimento da saga, 1977. E, por isso, puderam se apaixonar pela franquia de ficção científica espacial ainda na infância.

“Eu conheci Star Wars na infância, curiosamente, fui saber depois, na comemoração dos 40 anos, que o primeiro filme foi lançado exatamente no ano em que eu nasci. E aí tudo ficou mais lindo”, comenta Alle ao Entretê, acrescentando que “a minha infância toda, dos sete aos dez anos, foi muito inspirada em Star Wars”.

Nenhum deles assistiu aos filmes no cinema. “Eu sou fã dos anos 80 quando, na Sessão da Tarde [da Rede Globo], eu via meio que aleatoriamente, fora de ordem”, lembrou-se Beto, como é conhecido. “O primeiro filme que assisti na televisão foi O Império Contra-Ataca e depois que eu assisti ao anterior, que é Uma Nova Esperança. Não cheguei ver no cinema, só g tvquando a TV Globo passava”, registrou Alle.

A família de Alle é um fã clube à parte. Além dela, gostam da saga a irmã do meio, o pai do filho dela, a nora e filho e os pais da nora dela. “Minha irmã Letícia e eu, a gente se identificou total com Star Wars. A gente brincava numa goiabeira que tinha em frente à nossa casa e os galhos da goiabeira são flexíveis, né? Então, a gente brincava que ali eram nossas naves espaciais e, quando a gente pulava, com aquele movimento, fazia de conta que a nave estava voando. Os galhos, a gente tirava pra fazer os nossos sabres de luz e, na época, eu era muito malvada com minha irmã - eu sempre era o Luke Skywalker e ela era o Darth Vader. E eu a matava nas nossas brincadeiras. Eu era uma irmã muito má”, confessa a adulta, aos risos.

Temas políticos

Uma característica comum a tantos fãs de Star Wars é o posicionamento político. É o que destacou Alle, mas também a nora dela, de 21 anos, e o servidor público Flavio Amorim, um pouco mais jovem que a saga. “Minhas conversas diárias com meu companheiro de trabalho, Ailton Garcia, me fizeram enxergar melhor o universo Star Wars, pois há diversas formas de ver as narrativas apresentadas nos filmes. A relação com temas políticos, religiosos e sociais”, contextualizou Flavio.

Mari, por sua vez, brinca que começou a assistir “forçada” pela sogra Alle e pelo marido Adriano, mas que, “depois do segundo filme, eu percebi que o interessante pra mim não era a ficção ou as cenas de romance, e sim o quão política a saga consegue ser. De maneira tão sutil e inteligente, a estrutura social e política de Star Wars consegue ser quase uma realidade!”, aponta.

Fãs de carteirinha

Flavio não se considerava fã. Na adolescência, ele apenas “curtia” a saga, enquanto “filmes de ficção científica e seres de outros mundos”. “Quando se passaram os tempos e, com as redes sociais, Orkut e Facebook, vi que havia outros espectadores como eu e passei a ver o quanto estava imerso naquele mundo, impossível não ser fã”. Além de camisetas, ele tem quadros e uma coleção das naves mais famosas dos filmes, que ganhou de presente. E a maior homenagem: uma tatuagem na panturrilha esquerda com dois personagens, Darth Vader e Kylo Ren, já que ele é fã do "lado sombrio".

A mais jovem dentre os entrevistados, a Mari, já se fantasiou de Princesa Leia para uma festa de Halloween organizada por uma amiga “Eu precisava de alguma roupa e a Alle tinha. Aí, eu pesquisei [na internet] pra improvisar o cabelo e a maquiagem”, relembra.

A Alle, a sogra dela, tem um enxoval inteiro inspirado em Guerra nas Estrelas: “jogo de lençol, toalha de banho, meia, livros, bonequinhos, canecas e camisetas, várias e várias camisetas, travesseiro para viagem”, lista. E um item de colecionadora mais duradouro, uma tatuagem no bíceps. É o “símbolo da Aliança Rebelde, permeado pelo símbolo da Ordem Jedi e o fundo é o encontro de duas galáxias”, explica, registrando que o momento foi em em 4 de maio de 2017. “Eu tatuei com a Eliz Haddad, que além de ser uma tatuadora 'fodástica', é também super fã de Star Wars e ela estava, inclusive, caracterizada de rainha Pádme Amidala, mãe da Princesa Léia. Então, foi um momento lindo e inesquecível”, destaca.

Meses antes, no aniversário de 39 anos, Alle resolveu fazer um aniversário com temática ‘princesas’ e, vejam só, a princesa escolhida era a Leia, numa “zoeira” direta às princesas Disney. “Por eu me caracterizar como Princesa Léia, acabei produzindo algumas coisas de cenário e algumas coisas para os convidados também dentro do universo Star Wars” e a festa passou a ser com o tema Star Wars.

Beto não tem tatuagem, mas se reconhece “fã de carteirinha mesmo”, pois tem todos os Blu-rays da saga, sempre revê os filmes, “assisto com meu filho que tem dez anos” e ainda tem miniaturas, bonecos, pôsteres”, entre outras coisas.
Curtam todos o 4 de maio. E que a força esteja com vocês!

Clique AQUIentre no grupo de WhatsApp do Entretê e receba notícias de Cultura e programações artísticas.

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Andre Portocarrero 25/05/2023 às 00:00

    Eu estava no Cine Teatro Cuiabá em maio de 1977 e presenciei tudo. Depois em 1980 vi o Império contra atacar e depois também presenciei o Jedi retornar em 1983. Vi todos os filmes no seu lançamento aqui em Cuiabá.

 
Sitevip Internet